Papo Reto
Manoel Soares em estado de Graça
Colunista escreve no Diário Gaúcho aos sábados
Nesse Dia da Consciência Negra, gostaria de dividir com vocês um momento mágico que vivi. Essa da foto é Graça Machel meus amigos, essa é uma das mulheres mais importantes do mundo. Ela, ao lado do primeiro marido, Samira Machel, comandou a independência de Moçambique e foi a primeira ministra da Educação do país.
Essa mulher tem a mesma energia das mães pretas que temos em nossas favelas gaúchas. Em seu segundo casamento, com ninguém mais ninguém menos que Nelson Mandela, ela alavancou um processo de fortalecimento das mulheres na África do Sul, que garantiu ao país uma educação real e efetiva.
Ela mudou a história dos dois países e a forma como a ONU educava crianças em áreas de conflitos. O que ela ensinou é útil, inclusive, para nossas crianças nas quebradas, pois vivem e convivem com violência que parece ser uma guerra. Estar perto dela é um dos prêmios que a vida me deu, pois com ela entendi que somos a força transformadora do mundo. Ela me deixou literalmente em estado de graça. Após ler esse texto, busque sobre ela na internet, acho que vai entender minha emoção.