Público com comorbidades
Primeiro dia de vacinação de bebês contra a covid-19 é marcado por baixa procura nos postos de Porto Alegre
Apenas quatro crianças entre seis meses e três anos incompletos haviam recebido o imunizante nas três unidades de saúde visitadas pela reportagem nesta manhã
O início da vacinação contra a covid-19 para crianças com idades entre seis meses e três anos incompletos com comorbidades foi marcado por baixa procura nas unidades de saúde de Porto Alegre. Somente quatro aplicações do imunizante Pfizer específico para esta faixa etária haviam sido feitas nos três postos visitados pela reportagem de GZH na manhã desta quinta-feira.
Na unidade de saúde São Carlos, no bairro Partenon, apenas uma criança menor de três anos havia recebido a vacina contra o coronavírus até as 11h. Entre as pessoas que aguardavam para ser atendidas, Cristiane Garcia, 29 anos, era a única interessada em vacinar seu filho, Caio, que tem nove meses.
Antes disso, contudo, o menino precisaria consultar, pois estava um pouco febril. A mãe desconfiava de que poderia ser em função dos dentes nascendo. Cristiane também aproveitou a ida ao posto para tomar sua quarta dose e já queria garantir a primeira de Caio, para que ele estivesse protegido o quanto antes.
Leia mais
Nova onda de covid-19 deve chegar ao RS nas próximas semanas, alertam médicos
Crianças a partir de 6 meses com comorbidades começam a ser vacinadas contra a covid-19 nesta quinta-feira em Porto Alegre
Retomada da vacinação das crianças de 3 e 4 anos contra a covid-19 segue com baixa procura em Porto Alegre
— Acho muito importante a vacina para eles (bebês), até porque eles tomam vacinas desde o nascimento para tudo quanto é tipo de doenças. E a da covid não é diferente, não é menos importante do que as outras. Então, assim que vi que estava liberado, resolvi vir no posto, aproveitar que ele iria consultar, para perguntar se já tinha disponibilidade de ele tomar — relata a mãe, acrescentando preocupação com a nova variante:
— Agora tem uma nova variante, a gente não sabe como vai ser daqui para a frente, então é melhor já prevenir, mesmo ele sendo pequeninho. Eu já tomei minha vacina e, agora, é a vez de imunizar ele.
Até as 11h30min, a unidade de saúde IAPI, no bairro Passo D’Areia, também só havia vacinado uma criança desta faixa etária contra a covid, logo no início da aplicação, por volta das 8h. Já posto Santa Marta, no Centro Histórico da Capital, dois menores de três anos receberam o imunizante até as 12h30min.
De acordo com uma funcionária da unidade de saúde, os pais que levaram as crianças estavam muito contentes com a possibilidade de vacinar seus filhos e não apresentaram nenhum receio sobre o imunizante.
No total, a vacinação para este grupo de crianças está disponível em 10 postos de Porto Alegre: Santa Marta, Tristeza, Primeiro de Maio, Álvaro Difini, Navegantes, Ramos, São Carlos, Morro Santana, Ilha dos Marinheiros e IAPI (veja os endereços abaixo). Todos os postos atendem das 8h às 22h, com exceção da unidade Ilha dos Marinheiros, que funciona das 8h às 17h.
Questionada sobre o movimento nas demais unidades, a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que ainda não tinha um balanço do dia, mas destacou que essa baixa procura também está sendo observada na vacinação de crianças de três e quatro anos contra a covid.
Vacina diferente das demais crianças
As crianças menores de três anos só poderão receber a vacina da Pfizer cujo frasco tem a tampa de cor vinho — diferente, portanto, das doses destinadas a outras faixas etárias. O esquema previsto é de três doses: entre a primeira e a segunda, são quatro semanas de intervalo, e, entre a segunda e a terceira, oito semanas.
Podem se vacinar aquelas com as seguintes comorbidades ou condições de saúde: obesidade grave, pneumopatias crônicas graves, imunossupressão, hemoglobinopatia grave, doença cardiovascular, hipertensão arterial resistente, doença neurológica crônica, doença renal crônica, diabete mellitus, síndrome de Down e cirrose hepática.
Para as demais crianças a partir dos três anos, a imunização já estava em andamento, independentemente da condição da saúde. As doses são aplicadas nas mesmas unidades de saúde.
Endereços das unidades de saúde com vacina para bebês em Porto Alegre:
- Santa Marta: Rua Capitão Montanha, 27 – Centro Histórico
- Tristeza: Avenida Wenceslau Escobar, 2442- Tristeza
- Primeiro de Maio: Avenida Prof. Oscar Pereira, 6199 - Cascata
- Álvaro Difini: Rua Álvaro Difini, 520 - Restinga
- Navegantes: Avenida Presidente Franklin Roosevelt, 5 - Navegantes
- Ramos: Rua K esquina Rua C s/n – Vila Nova Santa Rosa/Ruben Berta
- São Carlos: Avenida Bento Gonçalves, 6670 - Partenon
- Morro Santana: Rua Marieta Menna Barreto, 210 – Protásio Alves
- Ilha dos Marinheiros: Rua Santa Rita de Cássia, s/n – Ilha dos Marinheiros
- IAPI: Rua Três de Abril, 90 – Passo D’Areia