Túnel do tempo
Reencontro anima alunos dos anos 1970 de escola em Canoas
Ex-colegas relembraram momentos que foram marcantes em suas vidas, revendo velhos amigos e fotos da época
Foi com o objetivo de fazer um "resgate" que, no sábado passado (12), ocorreu o primeiro encontro de alunos da década de 1970 da então Escola de Área Polivalente da Vila Progresso, em Canoas. O evento contou com a participação de 177 pessoas, entre ex-colegas, familiares e amigos.
A reunião foi feita em um salão de festas na Avenida Victor Barreto, no centro da cidade, à noite, e teve jantar e baile. A organização ficou a cargo de uma comissão com ex-alunos.
— É o resgate de um tempo de vida e de uma escola que foi singular para nós, que foi muito especial, nos marcou e nos preparou para o futuro, para a vida — destaca uma das participantes da comissão, a pedagoga aposentada Maria Luísa Pereira Capilheira, 61 anos.
LEIA MAIS
Com queda no nível das águas, bancos de areia se formam no Guaíba
Quatro em cada 10 linhas de ônibus de Porto Alegre já operam sem cobrador
Com a Copa do Mundo, restaurantes e bares projetam até 30% de aumento no movimento
Busca por colegas
Maria Luísa cursou a sexta, sétima e oitava séries na escola, com formatura em 1975. Ela foi uma das pessoas que criaram um grupo de ex-colegas mulheres que faziam parte da mesma turma — chamado de "Amigas da Adolescência". O primeiro reencontro delas foi em 2019.
Mas a ideia para um grande encontro veio a partir de outro integrante da comissão, o contador Valdo Alves Martins, 62 anos, em julho de 2022. Como lembra, durante um momento de lazer com alguns colegas da época, surgiu a proposta de planejar um jantar-baile com mais ex-alunos.
As redes sociais ajudaram na busca, assim como o contato com conhecidos. E a escola, que hoje se chama Escola Estadual Visconde de Rio Branco e fica no bairro Rio Branco, disponibilizou listas de presença das turmas da época, facilitando a procura pelos nomes.
Noite de festa
Entre as atrações da noite, houve projeção de fotos antigas e hits dos anos 1970 tocados por um DJ que era aluno da escola. Alguns convidados usaram um crachá com fotos da juventude para que os colegas pudessem reconhecê-los.
Uma ex-professora de matemática, hoje aos 77 anos, também passou pelo local. Como contam Valdo e Maria Luísa, o evento terminou de madrugada, e não faltaram pedidos para que seja organizado um novo reencontro.
Produção: Isadora Garcia