Notícias



Transporte coletivo

Volta do uso de ar-condicionado nos ônibus de Porto Alegre poderá impactar no preço da tarifa em 2023 

Avaliações técnicas e financeiras seguem acontecendo na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e devem ser apresentadas até janeiro 

06/11/2022 - 11h53min

Atualizada em: 06/11/2022 - 11h54min


Ian Tâmbara
Ian Tâmbara
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Equipamentos não foram mais usados desde o início da pandemia para que veículos circulassem com janelas abertas

Com o verão cada vez mais próximo e a expectativa de aumento de temperatura, a liberação para que os ônibus de Porto Alegre possam transitar com janelas fechadas e ar-condicionado ainda não tem um prazo definido para acontecer. Conforme a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), a medida segue sob análise técnica e dependerá, principalmente, do custo desse serviço calculado para o próximo ano.

Desde o mês de outubro, a secretaria tem feito uma avaliação e um prognóstico do serviço, que pode ser retomado ainda neste ano. A tarifa do próximo período de um ano, que é calculada em janeiro e aplicada em fevereiro, já deverá contar com essa alteração. Logo, há possibilidade de haver impacto financeiro, com chance de um aumento no valor calculado para o período de fevereiro de 2023 a fevereiro de 2024. 

A última avaliação foi calculada ainda durante um período em que a pandemia de covid-19 encontrava-se em estágio mais ativo no município. Por isso, a tarifa foi prevista sem o custo da utilização do ar-condicionado.  

Ainda de acordo com a SMMU, além do impacto financeiro no orçamento, será observada também a opinião dos usuários e das empresas do transporte coletivo da Capital. Ou seja, a secretaria espera ouvir desses grupos se gostariam da retomada do uso do equipamento, mesmo que haja alteração no custeio. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias