De novo
Ambulâncias voltam a estragar, e Samu de Porto Alegre tem quatro veículos fora de operação
No total, 13 das 17 equipes estão realizando o atendimento
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Porto Alegre segue operando com desfalque na frota nesta semana. No início da tarde desta terça-feira (27), quatro das 17 ambulâncias estão fora de operação por causa de manutenção — assim, são 13 equipes atendendo.
Na semana passada, seis veículos chegaram a estar fora. Parte deles passou pelo conserto, e 15 equipes estavam trabalhando no fim de semana. No entanto, mais duas precisaram entrar em manutenção.
O coordenador municipal de urgências da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Daniel Lenz Faria Corrêa, explica que as manutenções de ambulâncias são constantes, tanto as programadas quanto as que são necessárias pelo uso contínuo. No entanto, o problema é que os veículos reservas também estão no conserto.
Isso ocorre porque o valor disponibilizado pelo Samu dentro de um contrato de manutenção de veículos da prefeitura atingiu o teto. Com isso, não foi possível recuperar as ambulâncias reservas e ter rotatividade. Como alternativa, foi feito uma remanejo financeiro de outras secretarias, e agora a expectativa é que a situação seja resolvida em breve.
— O nosso problema, agora nessa época do ano, é a dificuldade com as oficinas. Muitas estão fechadas, ou as que estão abertas estão com efetivo reduzido. Então isso retarda o conserto.
Duas das ambulâncias devem ficar prontas ainda nesta terça-feira. Depois, as outras duas serão encaminhadas para manutenção.
Devido ao período de fim de ano, quando moradores de Porto Alegre deixam a cidade, o número de pedidos de socorro diminuiu. Segundo Corrêa, o atendimento do Samu na cidade está garantido, sem prejuízos.