Notícias



Região Metropolitana

Fepam estima que 2,5 mil litros de gasolina vazaram na BR-116 após acidente com caminhão-tanque

Recursos hídricos não foram atingidos; ação rápida impediu que produto se espalhasse de forma mais abrangente

05/12/2022 - 21h57min


André Malinoski
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Bombeiros agiram para evitar risco de explosão

A equipe da Emergência da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) age para conter o vazamento de gasolina no km 260 da BR-116, em Canoas, na Região Metropolitana. Uma colisão envolvendo um caminhão-tanque provocou, nesta segunda-feira (5), a interrupção do trânsito no sentido Interior-Capital, na altura da estação Petrobras do trensurb

— Em um primeiro momento, jogamos um produto orgânico absorvente sobre a pista para fazer a barreira de contenção e absorver o material vazado — explica o analista da Fepam Rafael Volquind, que participa dos trabalhos no local.

Leia mais
Motociclista morre em acidente na zona norte de Porto Alegre
Saudades, incertezas e angústia marcam os quatro meses da morte de enfermeira em Gravataí
Polícia apura possível negligência na conservação de ônibus envolvido em acidente que causou a morte de candidato a deputado na BR-116

O compartimento do caminhão-tanque onde houve o vazamento possuía 5 mil litros de gasolina, sendo que metade teria vazado para a pista. Neste momento, conforme Volquind, não existe mais risco de incêndio.

— A gasolina não vai chegar nos córregos, ficará na rede de drenagem do município. Nosso trabalho é para evitar que chegue em qualquer recurso hídrico — esclarece o analista.

Um dos motivos para o pior não ter acontecido no acidente, que envolveu três veículos de carga, foi a rápida ação de uma responsável técnica da empresa que mora em Canoas. A profissional acionou a equipe de pronto-atendimento da própria empresa de combustíveis para executar as primeiras medidas de contenção da gasolina vazada, além de isolar as bocas de lobo das proximidades.

Equipes de Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Batalhão Ambiental da Brigada Militar, além da Defesa Civil e da Secretaria do Meio Ambiente de Canoas auxiliam na limpeza e na liberação da pista. 

A PRF bloqueou o acesso à BR-116 na estação Petrobrás. Os usuários são orientados a utilizar a estação São Luís até a situação ser normalizada.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias