Avanço na imunização
Vacinação contra a covid-19 para crianças a partir de seis meses sem comorbidades terá calendário escalonado
Rio Grande do Sul aguarda envio de novas doses pelo Ministério da Saúde
Na última semana da atual gestão do Ministério da Saúde, foi recomendada a aplicação da vacina contra a covid-19 da Pfizer na versão pediátrica para crianças de seis meses a quatro anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) sem comorbidades, com calendário escalonado. O grupo de três e quatro anos, em geral, já contava, no Brasil, com a CoronaVac.
Em nota técnica da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações divulgada nesta terça-feira (27), orienta-se começar por crianças com comorbidades (etapa atualmente em curso), contemplando, depois, aquelas sem comorbidades, de acordo com a seguinte ordem: de seis meses a menores de um ano; de um a dois anos; três anos; quatro anos.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informa depender do envio de mais doses pelo governo federal. À reportagem de GZH, a assessoria de imprensa do ministério afirmou que “de acordo com o rito legal para incorporação de novas tecnologias no Sistema Único de Saúde (SUS), a recomendação para vacinação de crianças de seis meses a menores de cinco anos entra em vigor a partir da publicação do parecer final da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e portaria da Secretária de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, que deve ocorrer nos próximos dias”.
Crianças que deram início ao esquema vacinal com CoronaVac devem concluí-lo com a mesma vacina. São previstas duas doses, com intervalo de 28 dias entre as aplicações.
A Pfizer dispõe de dois imunizantes contra a covid na versão pediátrica: para a faixa de seis meses a cinco anos incompletos (frasco com tampa cor de vinho) e para o grupo de cinco a 11 anos (tampa laranja).
Calendário deverá ser escalonado
De acordo com o Ministério da Saúde, considerando-se a operacionalização nas unidades de saúde e os processos de aquisição e distribuição de vacinas para o público de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias, recomenda-se a ampliação da imunização de forma escalonada, de acordo com a seguinte ordem:
Crianças com comorbidades
Crianças sem comorbidades:
- De seis meses a menores de um ano
- De um ano a dois anos
- Três anos
- Quatro anos
Esquema de vacinação
- O esquema de vacinação primário da Pfizer contra a covid-19 para crianças de seis meses a quatro anos é composto por três doses
- As duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo
- A terceira aplicação pode ser recebida depois de transcorridas, pelo menos, oito semanas a partir da data da segunda dose