Carnaval 2023
Conheça os integrantes da nova Corte do Carnaval de Porto Alegre
Rei Momo e soberanas recebem chave da cidade na Descida da Borges nesta sexta-feira (27). Evento será em um palco fixo e contará com a apresentação das escolas campeãs do carnaval de 2022
Há pouco mais de um mês para o desfile das escolas de samba de Porto Alegre, nos dias 3 e 4 de março no Complexo Cultural do Porto Seco, a cidade já respira Carnaval. O pontapé inicial foi dado ainda no mês passado, quando o público lotou o Centro de Eventos Estação da Alegria, na zona norte da Capital, para acompanhar a eleição da Corte do Carnaval de 2023. Antes da coroação, todos os candidatos foram entrevistados e avaliados por uma banca de jurados.
Luiz Pablo Gawlinki, da escola de samba União da Vila do IAPI, da Zona Norte, foi escolhido como Rei Momo. Virgínia Rosa, da Filhos de Maria, escola de samba da Zona Leste, foi eleita rainha. As princesas são Andriele Paré Brum, também da União da Vila do IAPI, e Bruna Campos, da Fidalgos e Aristocratas.
Nesta sexta-feira (27), na tradicional Descida da Borges, conhecida como o aquecimento das escolas de samba para o carnaval de Porto Alegre,o Rei Momo e as soberanas receberão a chave da cidade. O evento terá um palco fixo, montado na Avenida Borges de Medeiros, entre o Largo Glênio Peres e a Praça Montevidéu, no Centro, e contará com a apresentação das escolas campeãs do carnaval de 2022: Filhos de Maria (vencedora da série Bronze); Realeza (primeira da série Prata) e Imperadores do Samba (campeã da série Ouro).
LEIA MAIS
Tradicional Descida da Borges não terá descida, mas será em palco fixo nesta sexta-feira
Blocos de rua preparam primeiros desfiles gratuitos para o Carnaval em Porto Alegre
Saiba como será a programação de Carnaval das cidades da Região Metropolitana
Conheça um pouco sobre os integrantes da Corte do Carnaval de 2023 de Porto Alegre.
Rei Momo Luiz Pablo Gawlinki
/// Idade: 32 anos
/// Profissão: soldador e fotógrafo
/// Natural de: Porto Alegre
/// Como define o Carnaval em uma palavra: sonho
Luiz teve seu primeiro contato com o Carnaval ao conhecer a escola de samba União da Vila do IAPI, em 2009. Foi paixão à primeira vista. Desde então, já trabalhou em barracão, confeccionou fantasias, fez o curso de jurado para casal de mestre-sala e porta-bandeira, atuou como diretor de destaque, entre outras funções.
— As crianças, principalmente, olham para a gente (a Corte) com um brilho indescritível. As pessoas nos consideram como a representação do Carnaval. É muito amor que a gente recebe, um carinho enorme. Estou vivendo um sonho — afirma Luiz.
Rainha Virgínia Rosa
/// Idade: 29 anos
/// Profissão: auxiliar administrativa
/// Natural de: Porto Alegre
/// Como define o Carnaval em uma palavra: esperança
Virgínia entrou para o Carnaval ainda criança. Afirma ter se encantado quando viu uma passista da Academia de Samba Praiana dançando. Surgiu, assim, sua primeira inspiração. A emoção foi tão forte que aprendeu a sambar em pouco tempo. Já desfilou em Porto Alegre e cidades do Interior como mulata, passista e rainha de bateria.
— Faltavam dois dias para encerrar as inscrições para o concurso quando recebi o convite. Eu disse não. Mas teve uma ação na Lomba do Pinheiro na qual os presidentes me convenceram a participar. Foi tudo muito rápido. No fim, pude entender a importância desse título — revela Virgínia.
Primeira Princesa Andriele Paré Brum
/// Idade: 23 anos
/// Profissão: auxiliar jurídica
/// Natural de: Porto Alegre
/// Como define o Carnaval em uma palavra: representatividade
Vinda de uma família ligada ao Carnaval, Andriele despertou interesse muito cedo. Costumava acompanhar o pai, que era passista, nos ensaios. Com seis anos de idade, pisou pela primeira vez no Complexo Cultural do Porto Seco. E nunca mais parou. Participou, posteriormente, dos projetos Esporte Dá Samba e Padedê do Samba.
— O peso de carregar a faixa de primeira princesa é muito grande. Representamos o Carnaval não só nas quadras, mas em outros lugares também. E nossa ideia é ir muito além. Queremos estar à frente de projetos nas quadras depois do Carnaval. Fazemos isso em prol da cultura — avalia Andriele.
Segunda Princesa Bruna Campos
/// Idade: 18 anos
/// Profissão: designer de moda
/// Por motivos de compromisso, a Segunda Princesa, Bruna Campos, não pode participar da reportagem.