Notícias



Seu Problema é Nosso

Jardim Itu e Jardim Sabará: moradores criam lista com 42 melhorias para os bairros

Demandas antigas das comunidades da zona norte de Porto Alegre foram reunidas em um documento e entregues à prefeitura, cobrando providências

27/01/2023 - 09h01min


Anselmo Cunha / Agencia RBS
Moradores Sônia (E), Joaquim (C) e Eliane (D) buscam atenção da prefeitura

Após muita espera e pouco resultado, moradores dos bairros Jardim Itu e Jardim Sabará, na zona norte de Porto Alegre, decidiram tomar providências. Demandas antigas da comunidade, que há cerca de seis anos eram um bairro só – Jardim Itu-Sabará – foram reunidas em um documento, totalizando 42 pontos, e entregues para a prefeitura nos dias 25 de agosto e 6 de dezembro do ano passado, em encontros na subprefeitura do Eixo Baltazar.

Desde reparos no asfalto até a ampliação de horários de ônibus, pedidos são feitos há anos em reuniões de orçamento participativo, protocolos junto à prefeitura, e-mails e telefonemas. Apesar da insistência da comunidade, poucas solicitações foram atendidas pela administração pública, explica Joaquim Ramos, 67 anos, fundador do Conselho Comunitário Itu Sabará e morador da região há 16 anos.

LEIA MAIS
Em Alvorada, idosa espera há quinze anos por cirurgia
Músico de Viamão sonha em ter instrumento próprio
Com ajuda de campanha solidária, bebê com doença no crânio passa por cirurgia

Arroio Passo da Mangueira é a principal reclamação

Anselmo Cunha / Agencia RBS
Local virou ponto de descarte irregular de lixo

Os mais antigos e urgentes pedidos, segundo Joaquim, seriam referentes ao Arroio Passo da Mangueira, localizado na Avenida Professora Paula Soares. O local está poluído e serve como ponto de descarte irregular de lixo, dificultando a circulação e provocando o aumento de insetos.

– Um morador da região resolveu se mudar, pois morava muito perto do arroio e tinha a casa tomada por insetos e pelo odor forte que o lixo dali provoca – comenta Joaquim, que criou o Conselho Comunitário para cobrar as demandas da comunidade.

Quando há muita chuva, devido ao alto fluxo de água e ao lixo no córrego, é comum que enchentes aconteçam na região. Moradores relatam estarem acostumados com alagamentos e com o esgoto invadindo as casas.

Insegurança

Arquivo pessoal / Reprodução
Muros de proteção quase não existem

Outro problema, segundo Sônia Migliavasca, 63 anos, vice-diretora da Escola Estadual Professor Elmano Lauffer Leal e moradora da região há 20 anos, é a falta de segurança do local. Parte dos muros de arrimo e de proteção do arroio estão caídos, danificados ou não existem mais. Também há árvores no entorno do córrego que não são podadas com frequência e que dificultam a visualização de motoristas e pedestres, além de servirem de esconderijo para assaltantes.

– Já aconteceu diversas vezes de carros caírem dentro do arroio, de acidentes e atropelamentos acontecerem porque não há proteção e não tem como enxergar direito. E o grande problema é que o arroio passa perto de três escolas. As crianças cruzam por um local perigoso diariamente – afirma.

Confira os 42 pedidos

Arroio Passo da Mangueira
1 - Consertar pontes, passeios de pedestres e passarelas sobre o arroio.
2 - Colocar guarda-corpos e consertar os muros de arrimo do arroio, atendendo o protocolo 21.0.000014384-4.
3 - Consertar a iluminação nas imediações do arroio.
4 - Realizar podas das árvores que circundam o córrego.
5 - Limpar o arroio entre as ruas Nicolau Faillace e Bertand Russell.

Estruturais
6 - Recuperar a malha asfáltica das ruas e avenidas dos bairros.
7 - Criar ciclovias e pistas de caminhada ao longo da Avenida Karl Iwers.
8 - Pintar faixas de segurança na Avenida Karl Iwers.
9 - Consertar as bocas de lobo dos bairros.
10 - Acionar moradores para consertar calçadas.
11 - Aumentar as rondas da Guarda Municipal nas praças.
12 - Revitalizar as faixas de segurança e de pedestres, especialmente próximo às escolas.
13 - Finalizar a calçada em frente a Escola Estadual Professor Elmano Lauffer Leal.
14 - Colocar postes fradinhos na calçada da Rua Ary Tarragô para coibir estacionamento indevido de veículos.
15 - Nivelar e pavimentar em frente ao número 39 da Avenida Walter Kaufmann.
16 - Aumentar os horários das linhas de ônibus 492.1 - Sesc/Margarita e 40.4 - Sesc/Planalto, como solicitado à EPTC pelo protocolo 2665052250.
17 - Acionar o proprietário do terreno da Avenida Alexandre Luiz, 368, ao lado da Escola de Ensino Fundamental Santa Doroteia, para retirar os lixos do local.
18 - Podar e levantar copas de árvores ao longo da Rua República do Peru.
19 - Construir a Unidade de Saúde (UBS) Coinma na Rua República do Peru esquina com a Rua Guadalajara. Demanda corre na 8ª Vara da Fazenda de Porto Alegre, sob os processos 001/1.06-0171153-3, 001/1.07.0157971-8 e 001/1.07.0306623-8.

Praça Luiz Carvalho
20 - Construir pista de caminhada.
21 - Instalar academia pública.
22 - Instalar quadras de tênis, basquete e vôlei.
23 - Colocar bancos.

Praça Mauri Meurer
24 - Fazer passeios internos na praça para travessia de pedestres entre as ruas Azul e Sorbone.
25 - Colocar lâmpadas LED nos postes.
26 - Pintar as lixeiras ou colocar novas.
27 - Telar e reconstruir a cancha de futebol sete e a quadra de basquete.
28 - Podar e levantar as copas das árvores.
29 - Demarcar metragem para pista de caminhada.
30 - Alinhar canos de concreto dentro da praça para serem floreiras.

Praça Coinma
31 - Instalar academia pública de ginástica.
32 - Trocar a tela antiga da quadra de esporte, colocando uma nova.
33 - Pintar e demarcar a quadra de esporte.
34 - Construir calçada atrás da Escola Estadual Professor Elmano Lauffer Leal na Rua Paulo Blaschke.
35 - Podar árvores nas imediações da Escola Estadual Professor Elmano Lauffer Leal.

Praça David Ben Gurion
36 - Instalar academia pública de ginástica.
37 - Calçar o entorno da praça.
38 - Demarcar metragem para pista de caminhada.

Praça Miguel Anibal Genta
39 - Instalar quadras poliesportivas.

Gerais
40 - Contribuir tecnicamente com a horta comunitária da vizinhança, instalada dentro da Escola Estadual Professor Elmano Lauffer Leal.
41 - Definir e divulgar qual subprefeitura tem atuação nos bairros Jardim Itu e Jardim Sabará.
42 - Disponibilizar recursos financeiros para tornar realidade as demandas da comunidade, melhorando a qualidade de vida dos moradores.

Prefeitura: pedidos estão em andamento

Arroio do Passo da Mangueira
Em nota, a prefeitura informou que, em relação à limpeza do arroio, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) está elaborando um Termo de Referência para contratar a recuperação dos canais e galerias. O texto diz que “atualmente não é possível executar a limpeza, pois há risco de as paredes cederem e ocorrerem alagamentos”.

A iluminação da Avenida Professora Paula Soares, onde fica o Arroio Passo da Mangueira, já foi modernizada com LED. A concessionária IPSUL irá incluir na programação de iluminação novos pontos, como a praça Mauri Meurer. 

Praças
A nota diz que não será possível realizar as solicitações dos moradores, pois “a maioria das intervenções pedidas não está prevista nos contratos com as empresas terceirizadas que prestam serviços à prefeitura”. 

Porém, afirma que as praças Luiz Carvalho, Coinma e David Ben Gurion foram recuperadas em 2021 e a Miguel Anibal Genta em 2022. A Mauri Meurer ganhou uma academia ao ar livre ano passado. Sobre a segurança, a promessa é de que a Guarda Municipal intensifique o patrulhamento na região.

UBS Coinma
A administração explica que a UBS Coinma é gerida pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) e que a prefeitura está cumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta. Os terrenos que envolvem o Termo estão em processo de transferência para o GHC. O projeto é desenvolvido pelo GHC e aguarda conclusão.

Mobilidade
Em relação à linha 492.1 Sesc/Margarida, o atendimento é 40% maior do que era ofertado em 2019. Já a linha 40.2 - Sesc/Planalto foi desativada por insuficiência de demanda. A construção de uma ciclovia na Avenida Karl Iwers está prevista no Plano Diretor Cicloviário e já possui projeto pronto.

Os proprietários das calçadas da Avenida Karl Iwers foram notificados para realizar os devidos consertos nos pontos em que há risco para os moradores. Os proprietários têm 30 dias para realizar os reparos.

Produção: Júlia Ozorio



MAIS SOBRE

Últimas Notícias