Coluna da Maga
Magali Moraes e o PF das Ruas
Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho
Já reparou como aumentou o número de pessoas em situação de rua? É comum desconfiar da intenção dos pedintes nas sinaleiras (será mesmo que é pra comprar leite pro filho?), e julgar sem conhecer a história por trás. O clássico "Vai arranjar emprego!" não ajuda ninguém. Se tá difícil conseguir trabalho tendo um bom currículo, imagina quem só tem a vontade de trabalhar. Olhamos, mas deixamos de enxergar. O coração endurece. Vamos perdendo a capacidade de nos sensibilizar e agir.
Enquanto a gente segue as nossas vidas e reclama de bobagens, muitos estão na miséria e só sobrevivem com a ajuda de voluntários: pessoas que doam seu tempo, gente riquíssima de disposição que arregaça as mangas e faz o melhor possível pelos outros. Não é só fome. É dignidade. Deixar de ser invisível. Não importa o estado das roupas, poder contar com alguém pra se alimentar, cuidar da higiene e saúde. Saber que, por mais difícil que seja a vida nas ruas, aos sábados tem uma refeição digna.
Viaduto
Você conhece o Prato Feito das Ruas, aqui em Porto Alegre? É um projeto de mais de seis anos que atua no Viaduto João Pessoa (Imperatriz Leopoldina), onde voluntários preparam e servem amor em forma de alimento: café da manhã e almoço em mais de 1.000 marmitas a quem chegar com fome todos os sábados. Ainda podem consultar ali mesmo médicos e psiquiatras, cortar o cabelo e outras necessidades. “O nosso pouco é muito para quem não tem nada”. Viva a Rose Carvalho e os voluntários.
Acredita que essa baita ação social foi ameaçada de não atender a todos? Tratativas com a prefeitura estão sendo feitas pra que o PF das Ruas siga no viaduto, dividindo espaço com o novo locatário. Ganharam a palavra, mas seguem mobilizados pra ter a garantia do termo assinado. Quer ajudar os soldados das panelas? Assine e compartilhe a petição em www.change.org/mantenhaopfdasruasnoviaduto. E dá pra doar alimentos. Saiba mais no Facebook @pfdasruas e Instagram @pf_das_ruas.