Contra a covid-19
Ministério da Saúde prevê distribuição de novas doses de vacina da Pfizer para bebês no final de janeiro
Em Porto Alegre, apesar do baixo estoque, público a partir dos seis meses e com comorbidades já recebe o imunizante
O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (17) que espera distribuir no final de janeiro uma nova remessa de vacinas da Pfizer para bebês contra a covid-19. O imunizante, chamado de Pfizer baby, é utilizado para crianças de seis meses a dois anos de idade (dois anos, 11 meses e 29 dias).
Conforme o órgão, será distribuída a segunda remessa da vacina. No entanto, a pasta aguarda o cronograma de entrega do laboratório e afirma que a ministra da Saúde, Nísia Andrade, está tratando diretamente do tema para antecipar a chegada dos lotes aos Estados.
Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirma que o estoque da vacina segue baixo. Porém, a pasta afirma que segue realizando a aplicação das doses nos bebês que possuem comorbidades.
A SMS afirma que a procura é baixa, o que permite a continuidade da vacinação deste grupo de crianças. Além disso, a segunda dose está garantida para quem já fez a primeira.
Essa baixa quantidade de vacinas, no entanto, não permite que a secretaria amplie a vacinação para as crianças sem comorbidades. A pasta prepara um balanço do número de crianças já vacinadas, mas ainda não tem previsão de divulgação do levantamento.
Procurada por GZH, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) informa que até o momento não possui nenhum cronograma de novas entregas.