Transporte público
Prefeitura de Porto Alegre espera ter 70% dos ônibus com ar-condicionado funcionando até o final de janeiro
Atualmente, 170 coletivos apresentam problemas de operação dos aparelhos; outros 520 já circulam climatizados
A prefeitura de Porto Alegre pretende chegar a 70% da frota de ônibus com ar-condicionado funcionando até o final de janeiro. Atualmente, 520 coletivos circulam com ambiente climatizado, o que representa 51% do total da frota. Outros 170 possuem o aparelho instalado, mas apresentam falhas de funcionamento.
Em levantamento do dia 6, 450 veículos estavam com o equipamento operando.
Segundo o Secretário Municipal de Mobilidade Urbana da capital, Adão de Castro Júnior, de uma semana pra cá cerca de 70 coletivos já passaram por conserto. Os carros são levados para as garagens das empresas, onde é feito o reparo. Em alguns casos, os coletivos são liberados para circular mesmo sem a manutenção, para não impactar na oferta de transporte público.
Em entrevista ao programa Gaúcha Mais, na Rádio Gaúcha, o secretário projetou que nas próximas semanas será possível definir quais ônibus conseguirão circular com o ambiente climatizado.
— Toda semana a gente tem uma atualização. Acho que até o final dessa semana já deve ter mais carros rodando com ar ligado, com o número de aparelhos estragados baixando para 150 na outra semana. Seguindo sucessivamente até o final de janeiro quando a gente vai saber quantos coletivos teremos à disposição — afirma.
O funcionamento do ar-condicionado apenas em metade da frota é traduzido pela percepção dos usuários. Pessoas ouvidas pela Rádio Gaúcha afirmam utilizar veículos refrigerados periodicamente. Para o vigilante Cláudio Rodrigues da Silva, muitas pessoas que não usam transporte público não entendem a necessidade de ter o aparelho funcionando durante o verão.
— Às vezes a pessoa chega suando precisando de um ar-condicionado, mas para algumas pessoas isso não é bom, aí eles preferem abrir a janela — desbafa.
Desde outubro, quando as temperaturas começaram a se elevar, a prefeitura discute o uso do ar-condicionado nos ônibus. Em razão da pandemia, a orientação era manter os aparelhos desligados, mantendo apenas as janelas abertas. Em dezembro, o município determinou que os equipamentos voltassem a ser ativados. Com isso, os veículos devem ligar quando a temperatura atingir no mínimo 24 graus.
Se não cumprirem a regra, os usuários podem registrar reclamação via telefone 118. A partir de fevereiro, os veículos que não circularem dessa forma serão multados.