Direto da Redação
Alberi Neto: "Tem outro jeito de aprender a lição?"
Jornalistas do Diário Gaúcho opinam sobre temas do cotidiano
Final de 2022, mais um futebol de rotina com os amigos. Últimos minutos de jogo, num lance bobo, distraído, mudei bruscamente de direção e o joelho direito não suportou. Diagnóstico: rompimento do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). Tratamento: cirurgia para reconstrução do LCA e retomada dos movimentos. Minhas primeiras lembranças de 2023 são na sala de cirurgia. Depois, duas longas semanas sem quase conseguir sair da cama. E aí, começa a bater aquela agonia. Preciso lavar a louça, fazer uma comida, dar água pras plantas. Eu PRECISO caminhar. Mas eu não conseguia.
É bater na mesma tecla aquele papo que a gente ouve dos pais de sempre “agradecer por tudo que temos”. Mas, bah, como está fazendo falta um futebol no final de semana ou poder simplesmente levantar e sair caminhando por aí. Hoje, já se passaram quase 20 dias desde a operação. Os movimentos são retomados aos poucos, mas já consigo andar sem muletas. O Projeto Verão, iniciado no fim de 2022, precisou de uma pausa. E, cada vez que vou para a fisioterapia, a vontade de atravessar a rua para correr ao longo do Largo dos Açorianos aumenta. Também cresce o sentimento de ser grato por ser um momento passageiro e de logo poder retomar estas atividades.
Pedidos
Enfim, parece que a gente só aprende lições com esses obstáculos que cruzam o caminho. É nesses momentos, deitado e olhando pro teto enquanto o joelho ainda dói, que ficam vindo aquelas perguntas: e se eu me exercitasse mais? E se a musculatura do joelho estivesse melhor? O que eu tenho que fazer agora pra que isso não se repita?
Acredito que tenho feito o que é possível desde já, principalmente, com o acompanhamento da fisioterapia. A recuperação total do joelho deve levar mais de seis meses. É uma caminhada longa, mas com data para acabar.
Para evitar isso, vou tratar é de aprender ainda mais na teoria, antes de acontecer. Que meu joelho esquerdo se mantenha intacto pelo tempo que me resta (risos).