Notícias



No topo do ranking

Com previsão de chegar aos 38ºC, Porto Alegre deve ser a capital mais quente do Brasil nesta segunda

Temperatura também pode ser a maior máxima deste ano na cidade

13/02/2023 - 09h55min

Atualizada em: 13/02/2023 - 09h56min


GZH
Jonathan Heckler / Agencia RBS
Sol deve brilhar forte ao longo de todo o dia em Porto Alegre

Fazendo jus ao apelido que acrescenta “forno” ao seu nome durante os meses de verão, Porto Alegre deve ser a capital mais quente do Brasil nesta segunda-feira (13), com a máxima prevista de 38°C. A expectativa é de que a cidade gaúcha, que já esteve no topo do ranking em outras ocasiões neste ano, seja seguida por Vitória, no Espírito Santo, com 35°C, e Teresina, no Piauí, com 34°C. 

De acordo com a Climatempo, a temperatura prevista para esta segunda também pode ser a maior máxima de 2023 na capital gaúcha. O recorde até o momento é de 37,9°C, registrado nos dias 26 e 28 de janeiro, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).  

No domingo (12), a máxima de 36,7°C em Porto Alegre também foi a maior entre as capitais do país, aponta a Climatempo. No restante do Rio Grande do Sul, entretanto, os termômetros subiram ainda mais: Quaraí foi a cidade mais quente, com 40,4°C. Já em Uruguaiana, São Borja, Alegrete e São Gabriel, as temperaturas chegaram à casa dos 39°C. 

A maior máxima prevista para esta segunda no RS é de 39°C, em Lajeado. Além da Capital, municípios como Santa Rosa, Mostardas e São Borja devem chegar aos 38°C. De acordo com a Climatempo, o tempo será firme do centro ao nordeste, leste e sul do Estado.  

Áreas que fazem fronteira com a Argentina e parte do Uruguai terão pancadas fortes de chuva no decorrer do dia, devido à aproximação de uma frente fria e ao corredor de umidade que vem da Amazônia. Há risco para granizo, rajadas de vento de mais de 60km/h e acumulados pontualmente elevados nessas regiões.  

Na terça-feira (14), o avanço da frente fria associada à área de baixa pressão atmosférica deve trazer chuva para todo o Estado. As temperaturas devem diminuir a partir de quarta-feira (15), pois, na retaguarda dessas frentes frias, também chegará uma massa de ar frio. 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias