No pódio
Grupo de paradesporto gaúcho conquista 22 medalhas em campeonato de natação
Competição ocorreu nos dias 11 e 12 de fevereiro; 16 atletas representaram equipe da Associação Esporte +/Sesc
O grupo de jovens do paradesporto gaúcho voltou do Campeonato Brasileiro Sub 20 de Natação Paralímpica com medalhas na mala. O evento foi organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Ao todo, 72 equipes e 162 atletas participaram da competição realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro em São Paulo nos dias 11 e 12. A equipe da Associação Esporte +/Sesc, que foi representada por 16 atletas, conquistou quatro medalhas de ouro, nove medalhas de prata e nove medalhas de bronze, totalizando 22.
Além das várias medalhas, o grupo gaúcho conquistou o 1° lugar na categoria A (atletas nascidos entre janeiro de 2003 e dezembro de 2004) e o 3° lugar de equipe por pontuação.
— Foi um sucesso total para uma instituição sem fins lucrativos e essa conquista em equipe foi uma soma de esforços. Todos os 16 nadadores pontuaram e foram responsáveis pela conquista em equipe — afirma Fernanda Michaelsen, coordenadora técnica da Associação Esporte+ e treinadora de natação do Programa Atleta Cidadão do Futuro, iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer de Canoas.
LEIA MAIS
Jovens do paradesporto gaúcho buscam destaque em campeonato de natação
Muito trabalho e pouco mar: como é a rotina de um vendedor fantasiado de Homem-Aranha no litoral do RS
ONGs relatam pouca arrecadação de material escolar para crianças de baixa renda; saiba como doar
Caminho certo
Um dos atletas entrevistados pelo Diário Gaúcho antes do campeonato foi José Arthur Quines Furtado, 18 anos. O objetivo de ter destaque na sua categoria foi alcançado. Ele conquistou quatro medalhas de sete provas que competiu.
— Trouxe quatro medalhas de bronze. A equipe estava empolgada para a competição e demos nosso máximo, trabalhamos para isso nos treinamentos. Por isso, foi quase 100% de aproveitamento de toda equipe. E para mim foi uma experiência incrível, mesmo já tendo participado de outras competições, sempre parece que é a primeira vez — conta o jovem.
O presidente da Associação Esporte+, Gustavo Torres, afirma que o trabalho de formar atletas do paradesporto que participam de competições de alto nível, como essa que ocorreu em São Paulo, vem sendo construído junto com o Sesc. O projeto recebe apoio da prefeitura de Canoas e Grêmio Náutico União.
— Nós tínhamos como objetivo ficar entre as três melhores equipes do Brasil e conseguimos alcançar o resultado. Isso é motivo de grande alegria porque reforça que estamos no caminho certo de formação de jovens — diz Gustavo.
No retorno do campeonato, os atletas foram recebidos pelo prefeito de Canoas, Dr. Nedy Marques, que fez um agradecimento em nome do município. A equipe também foi homenageada pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre, sendo recebida pelo vereador Hamilton Sossmeier.