Direto da Redação
Michele Vaz Pradella: "Alô, alô, marcianos!"
Jornalistas do Diário Gaúcho opinam sobre temas do cotidiano
Quem tem acompanhado as notícias dos últimos dias sabe que os Estados Unidos abateram diversos Ovnis no espaço aéreo americano. Também há relatos de objetos voadores vistos no céu da China, Colômbia e Uruguai. A sigla Ovni nada mais é do que "objeto voador não identificado", ou seja, pode ser qualquer coisa. Mas nossa imaginação, moldada por filmes sobre invasões alienígenas, já faz a ligação entre Ovni e disco voador.
É claro que deve existir vida em outros planetas, afinal, o Universo é infinitamente maior do que supõe nossa vã filosofia. Mas daí a pensar que os povos intergalácticos viajarariam milhões de anos-luz para invadir a Terra, é um pouco demais.
A má notícia é que nosso planeta vai ser destruído, mas a ameaça não está no espaço. Está bem aqui. Somos nós, seres humanos, os únicos animais "racionais" desse planetinha, que estamos pondo fim ao que nos cerca.
Ou você acha normal os termômetros chegarem a 40ºC — ou bem perto disso — como tem acontecido aqui no Estado? "Forno Alegre" sempre foi quente no verão, mas ondas de calor tão duradouras só têm acontecido de alguns anos pra cá. Enquanto isso, no hemisfério norte, as temperaturas chegam a -50ºC! E os gaúchos ainda reclamam da friaca na fronteira...
Há ainda a estiagem que vem castigando a população, justo na época em que todos sonham com um bom banho pra aliviar o calor. Os agricultores rezam por um pouco de chuva que possa salvar as lavouras. Viram as fotos do rio Gravataí coberto de lixo? Isso não é um "desastre natural". É ação — e falta de educação — humana. Se a escassez de chuva não nos compete (alô, São Pedro!), a falta de rios limpos é um problema de todos nós, dos moradores que jogam lixo no lugar errado aos governantes que não criam políticas públicas para sanar o problema ou orientar a população.
Depois desse texto, você ainda tem medo dos aliens? Eu, particularmente, tenho mais medo dos terráqueos.