Respiro
Prefeitura de Porto Alegre recebe 75 cadastros para auxílio a produtores rurais afetados pela estiagem
Serão disponibilizadas máquinas para limpeza e construção de açudes e tanques de retenção de água
Encerradas nesta sexta-feira (24), as inscrições de produtores rurais afetados pela estiagem para solicitação de auxílio à prefeitura da Capital somaram 75 cadastros. Por meio da Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (Smgov) serão disponibilizadas máquinas para limpeza e construção de açudes e tanques de retenção de água.
— Temos um valor orçamentário aprovado, achamos um contrato de preço no Estado que possui as escavadeiras hidráulicas e o governo estadual nos autorizou a fazer a adesão — explica o secretário municipal de Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo.
Segundo o titular da pasta, a contratação deve ocorrer nos próximos dias.
— Teremos uma semana para avaliar os 75 cadastros, para ver se os inscritos cumprem todos os requisitos. Daqui a uns 15 dias, a gente já deve começar as limpezas e as aberturas dos novos açudes — estima.
E acrescenta que o número de inscritos ficou dentro do esperado pelo governo municipal:
— Mais adiante, se tivermos alguns remanescentes, poderemos fazer outro chamamento. Mas acho pouco provável.
Governo federal
Recentemente, o governo federal anunciou investimentos de R$ 430 milhões para ações de mitigação dos efeitos da estiagem no RS. Os recursos serão utilizados na contratação de carros-pipas para distribuição de água e também na compra e doação de cestas básicas e de combustível.
Além disso, parte do valor será destinada a duas linhas de crédito voltadas a pequenos agricultores. Outra fatia irá para famílias de pequenos agricultores cadastradas no programa Fomento Rural.
A ação envolve os ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Agricultura e Pecuária (Mapa), e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).