Notícias



Atenção ao prazo

Prefeitura de Porto Alegre reforça alerta para famílias atualizarem Cadastro Único

Processo evita bloqueio no repasse de benefícios pagos pelo governo federal

25/02/2023 - 21h08min


Anderson Aires
Anderson Aires
Enviar E-mail

Famílias inscritas no Cadastro Único precisam ficar atentas para manter os dados atualizados e evitar bloqueio em benefícios pagos pelo governo federal, como Auxílio Brasil e tarifa social de energia elétrica. Estimativa da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), da prefeitura de Porto Alegre, aponta que cerca de 2 mil famílias devem atualizar os dados ainda em fevereiro na Capital para manter acesso aos benefícios sociais do governo federal. Esse contingente leva em conta os cadastros que estão completando dois anos e precisam de regularização para seguirem ativos. 

Neste mês, foram realizadas na Capital em torno de 2,5 mil atualizações. No entanto, como esse dado pega o público geral, incluindo alteração de dados por outros motivos, não é possível apontar quantas dessas renovações são de famílias com prazo expirando em fevereiro.

LEIA MAIS
Saiba como bloquear ligações de telemarketing
VÍDEO: imagens mostram criminoso atacando idosa na zona norte de Porto Alegre

O vice-presidente da Fasc, Cristiano Roratto, reforça a importância de realizar a atualização o quanto antes para evitar bloqueio de repasses. Roratto destaca a possibilidade de agendamento online, movimento que diminui a fila e facilita o atendimento para as pessoas que só conseguem realizar o processo de maneira presencial. O dirigente afirma que os postos descentralizados estão preparados para receber esses cidadãos:

— Estamos preparados para a demanda que temos. Há 65 cadastradores na cidade de Porto Alegre, divididos em todos os territórios. Teríamos capacidade de fazer mil cadastros novos por dia.

Ao procurar os centros de atendimento, o beneficiário precisa levar documentos, como CPF ou título de eleitor do responsável familiar, documento de identificação de todos componentes da família (RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, certidão de nascimento ou certidão de casamento), comprovante de residência e, se tiver crianças, apresentar a declaração escolar.

Mais informações sobre locais, horários, agendamento e documentos podem ser obtidas neste link.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias