Coluna da Maga
Magali Moraes: hablas español?
Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho
Gaúcho que é gaúcho fala portunhol e se orgulha disso. Estamos tão perto deles, né? É só misturar frases em português com alguma coisita que parece ser espanhol. Não esqueça de acrescentar "ita/ito" no final de tudo, pronunciando em câmera lenta e botando a língua nos dentes. Sorrir e dizer "muchas gracias" também faz maravilhas pra soltar o portunhol que habita dentro de nós. Muy bien! Pra que aprender espanhol se os hermanos entendem essa enrolação?
Eu acreditava no parágrafo acima. Hoje, não mais. Já falei cada bobagem em viagens, achando que estava me comunicando super bem em espanhol. Meus erros viraram memes na família, muito antes de se inventar a expressão meme. Mesmo assim, segui aprimorando o portunhol nas férias. Nas lojas, mirando mirando. No almoço, sofrendo pra pedir um guardanapo extra pro garçom. Observando a grafia certa das palavras em placas de rua, vitrines e rótulos (ajuda, mas não resolve tudo).
Recomeço
Agora vou aprender direito. Já que março é sempre recomeço, decidi voltar a estudar línguas. E o espanhol foi o escolhido. O inglês tem que desenferrujar. O italiano e o francês continuam na listinha de interesses. O alemão, só em outra vida. Em 2023, a meta é desaprender o portunhol e dar uma chance pro espanhol. Meu colega de aula é o Ricardo, e a profe Lorena já conseguiu despertar a nossa atenção. Quando se tem curiosidade, não tem idade certa pra aprender. Precisa levar a sério e se dedicar.
Quero saber mais que pancho, dulce de leche e frutilla. Quero soltar a língua na próxima viagem. Quero ler em espanhol e entender tudo. Quero dar trabalho pros neurônios (aprender uma nova língua é crossfit cerebral). Qual idioma você gostaria de estudar? Na internet tem muito conteúdo de graça (aulas no YouTube e aplicativos pra baixar no celular). Outra dica que faz diferença é assistir a séries e filmes na língua original (espanhol, por exemplo) com as legendas também em espanhol.