Transtornos
Bairros da zona sul de Porto Alegre seguem sem luz devido às fortes chuvas
Localidades estão há mais de 20 horas sem energia elétrica, após temporal registrado no domingo
As fortes chuvas que atingiram Porto Alegre neste domingo (16) seguem causando transtornos. Até o início da tarde desta segunda-feira (17), seis bairros ainda estavam sem luz.
Entre os mais atingidos, o bairro Ponta Grossa, na Zona Sul, teve registro de diversas quedas de árvores e postes em razão dos fortes ventos. Segundo a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), a estrada Retiro da Ponta Grossa teve mais de 10 árvores retiradas da pista ou de áreas laterais.
Junto da mesma estrada, no beco 3941, dois postes de luz caíram e outros dois ficaram pendurados ainda na tarde de domingo. No local, houve um impasse entre os moradores e a CEEE. Por se tratar de uma via interna, a empresa informou que não teria responsabilidade sobre a estrutura dos postes. Já os moradores questionam.
— Estamos assim desde ontem, chamamos a CEEE, mas eles dizem que aqui é área privada. Só que nós pagamos a conta de luz, e se não pagamos, eles cortam. Agora vamos protestar — afirma a técnica de enfermagem Eliamar Prates, 47 anos, moradora do beco.
A CEEE Grupo Equatorial Energia informa que o protesto se refere a clientes irregulares. A companhia está trabalhando, neste momento, com cinco caminhões, com cinco equipes pesadas, e o painel de medição da comunidade será ligado. Os postes clandestinos não serão objeto do serviço emergencial que a CEEE Grupo Equatorial Energia realiza no local. Sobre os demais pontos ainda sem luz em Porto Alegre e Região Metropolitana, a empresa informou que atualizará a situação até o final da tarde.
Ainda na estrada Retiro da Ponta Grossa, a Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) José Loureiro da Silva teve as aulas suspensas em razão de o pátio interno ter sido alagado pela chuva.
Além do bairro Ponta Grossa, também seguem sem luz os bairros Restinga, Lomba do Pinheiro, Aberta dos Morros, Ipanema e Jardim Isabel. Às 15h desta segunda-feira, essas localidades atingiram a marca de 20h sem energia elétrica.
Defesa Civil
A Defesa Civil atualizou a situação dos atendimentos até o início da tarde desta segunda-feira. Conforme o órgão, 50 residências na região sul da Capital tiveram danos materiais. Houve entrega de colchões, cobertores e lonas para cobertura emergencial das residências.
Os bairros que mais necessitaram de apoio da Defesa Civil foram Ponta Grossa, Restinga e Serraria. Por outro lado, não houve registro de feridos, desabrigados ou desalojados.