Notícias



Balanço

Barra do Ribeiro contabiliza mais de 12 mil telhas quebradas após granizo do último domingo

Prefeitura trabalha para iniciar a distribuição de novas telhas para as famílias cadastradas a partir desta quarta-feira

19/04/2023 - 09h57min

Atualizada em: 19/04/2023 - 09h58min


Laura Becker
Laura Becker
Enviar E-mail
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
Levantamento da prefeitura confirmou estragos em 241 residências no município

A prefeitura de Barra do Ribeiro, no Sul, finalizou nesta terça-feira (18) o balanço dos estragos causados pelo temporal registrado no último domingo (16). Foram contabilizadas 241 residências com danos e cerca de 12,6 mil telhas que foram danificadas pelas pedras de gelo.

De acordo com o município, 160 famílias fizeram o cadastramento no registro de pedidos de auxílio da prefeitura para o recebimento de telhas. Nas demais casas, os moradores estão reconstruindo o telhado com recursos próprios.

O prefeito de Barra do Ribeiro, Jair Machado, confirma que a partir desta quarta-feira (19) terá início a distribuição dos materiais. Além disso, seguem ocorrendo as doações de roupas e móveis que também foram perdidos por conta do temporal. Até momento, cerca de 20 famílias ainda estão alojadas na casa de amigos e parentes.

— O pessoal está se ajudando, com mutirões de limpeza e auxílio na recolocação das telhas. Estamos mais organizados e a situação caminha para uma normalização — revelou o prefeito.

Balanço dos estragos em outros municípios

Em Guaíba, na Região Metropolitana, a prefeitura confirma que 115 famílias realizaram cadastro para o recebimento de telhas e duas estão fora de suas casas por conta dos estragos. Até o momento, o município não divulgou o número total de residências afetadas.

Também estão sendo contabilizados os estragos registrados nas lavouras. Segundo a Emater de Guaíba, foram confirmadas perdas em metade das produções de arroz, batata-doce e abóbora.

Prefeitura de Guaíba / Divulgação
Lavouras em Guaíba sofreram danos por conta do granizo

Já em outras cidades, a Defesa Civil do Estado confirmou o registro de desalojados em Mariana Pimentel, no Sul, com 30 famílias, e Barão do Triunfo, na Região Metropolitana, com 15 familias.

Em São Jerônimo, na Região Metropolitana, houve registro de granizo em lavouras, mas ainda não há uma contabilização fechada dos estragos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias