Piquetchê do DG
Entrevero Cultural elege Peão, Guri e Piá Farroupilha 2023
Andrei Luiz Fonseca, 27 anos, de Entre-Ijuís, conquistou o principal título, neste sábado
A juventude tradicionalista já tem seus representantes masculinos para 2023. O 34° Entrevero Cultural de Peões do Estado ocorreu entre os dias 20 e 22 de abril, em Ijuí, no noroeste do Estado, com mais de 30 candidatos disputando os títulos de Peão, Guri e Piá Farroupilha do Rio Grande do Sul.
O escolhido pela comissão avaliadora para ser o 1º Peão Farroupilha foi Andrei Luiz Fonseca, 27 anos, do CTG Passo do Ijuí, de Entre-Ijuís, representando a 3ª Região Tradicionalista (RT). O título foi entregue pelo seu antecessor, Eloir Wichinheski, e o troféu pelo presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Manoelito Savaris.
LEIA MAIS
Caravana da Barranca chega a Porto Alegre para celebração dos 50 anos do festival de música gaúcha
"Isso nunca me afetou", diz gaiteiro que nasceu com malformação nas mãos
Nova edição de livro e lançamento de documentário devem mostrar às novas gerações a história de Barbosa Lessa
O Guri Farroupilha é representante da 30ªRT, Matheus Henrique Frohlich Santos, do CTG Querência de Nova Hartz, de Nova Hartz. Vitor Sá Barbosa, do CNN Sentinela do Rio Grande, de Rio Grande, da 6ª Região Tradicionalista, foi escolhido Piá Farroupilha (confira abaixo todos os vencedores).
Múltiplos talentos
Para concorrer, os participantes disputaram uma etapa local, dentro de suas respectivas regiões tradicionalistas. No primeiro dia de evento, após uma prova escrita sobre história do Estado, tradicionalismo e folclore, os candidatos passaram por uma avaliação artística, em que cantaram, tocaram um instrumento ou declamaram, e executaram as danças gaúchas tradicionais e de salão.
No sábado (22), participaram das provas campeiras, encilhando, andando a cavalo, fazendo prova de rédeas, aparte e laço. Modalidades de galpão como o charque, churrasco, trança e chimarrão também fizeram parte do teste para escolher o novo representante da juventude tradicionalista. O resultado da etapa estadual foi anunciado no mesmo dia.
O Entrevero foi criado no ano de 1988, com o título de Concurso Troféu Farroupilha, sendo realizado no ano seguinte, em suas três fases. Inicialmente foi realizado junto com o Concurso Estadual de Prendas, no ano de 1989. Já em 1991, passou a ser realizado junto a Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS), mas, a partir de 1992, o evento ganhou local próprio para sua realização, a cidade do Peão Farroupilha. No ano de 1995 foi criada a categoria juvenil, denominada de Guri Farroupilha e, em 2012, a categoria mirim, o Piá Farroupilha.
Conforme o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o concurso ajuda a formar personalidades e cidadãos que fazem a diferença tendo a capacidade de transformar o mundo com boas ações e valores que aprendem no tradicionalismo. O evento teve a organização do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), 9ª Região Tradicionalista, GF Chaleira Preta, com apoio da prefeitura de Ijuí.
A prenda farroupilha será escolhida entre 18 a 20 de maio na 52ª Ciranda Cultural de Prendas, em Rio Grande.
Confira a lista completa dos campeões do 34° Entrevero Cultural de Peões:
Peão
/// 1º Andrei Luiz Fonseca, CTG Passo do Ijuí, Entre Ijuís, 3ª Região Tradicionalista
/// 2º Natan Salvini, CTG Jango Borges, Arvorezinha, 14ª Região Tradicionalista
/// 3º Gabriel Azeredo de Mello, CTG Estância do Montenegro, Montenegro, 15ª Região Tradicionalista
Guri
/// 1º Matheus Henrique Frohlich Santos, CTG Querência de Nova Hartz, Nova Hartz, 30ª Região Tradicionalista
/// 2º Francesco Dartora Mazocco, CTG Querência Xucra, Putinga, 14ª Região Tradicionalista
/// 3º Talles Alves Manganelli, CTG Pedro Telles Tourem, São Francisco de Assis, 10ª Região Tradicionalista
Piá
/// 1º Vitor Sá Barbosa, CNN Sentinela do Rio Grande, Rio Grande, 6ª Região Tradicionalista
/// 2º José Pedro Portella Battisti, CTG Galpão da Boa Vontade, Palmeira das Missões, 17ª Região Tradicionalista
/// 3º Henrique Provensi Galvagni, CTG Sinuelo das Coxilhas, Espumoso, 14ª Região Tradicionalista