Notícias



Zona Leste

Homenagem ao Papa e mensagem contra a violência de gênero devem marcar a encenação da Paixão de Cristo em Porto Alegre

Tradicional celebração católica mobiliza dezenas de moradores, atores e voluntários no Morro da Cruz, na Sexta-Feira Santa

06/04/2023 - 22h01min


Roger Silva
Roger Silva
Enviar E-mail
Camila Hermes / Agencia RBS
Montagem no palco, na noite desta quinta-feira (6)

O Santuário São José do Murialdo, no Morro da Cruz, na zona leste de Porto Alegre, receberá, na Sexta-Feira Santa (7), a tradicional encenação dos últimos passos de Jesus Cristo rumo à crucificação. A edição de 2023 da Paixão de Cristo terá duas novidades: uma homenagem aos 10 anos de pontificado do papa Francisco e a inclusão da passagem bíblica na qual Jesus impede o apedrejamento de uma mulher.

Os últimos detalhes de estrutura ainda eram finalizados na noite desta quinta-feira (6), menos de 24 horas antes da apresentação. Pelo menos 60 pessoas devem participar da procissão teatral na sexta, de acordo com o coordenador da Diretoria de Descentralização da Secretaria Municipal de Cultura, Camilo de Lélis.

 — Sempre aparece mais gente na última hora — comenta. 

Leia mais
Conexões feitas no Pacto Alegre geram investimento no Morro da Cruz e prêmio para estudantes da Lomba do Pinheiro
Dmae prevê verão com menos episódios de falta de água no Morro da Cruz, em Porto Alegre
Comunidade do Morro da Cruz celebra o Natal com árvore de 15 metros

De acordo com a prefeitura, o trecho acrescentado à apresentação pretende passar uma mensagem de conscientização sobre o problema social da violência de gênero. Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, apenas no mês de janeiro, foram registrados 1.989 casos de lesão corporal contra mulheres no Estado, 5,85% a mais do que no mesmo período de 2022.

O ponto de encontro da celebração será, mais uma vez, a Igreja São José do Murialdo. De lá, partirá uma caminhada de um quilômetro e meio lomba acima, até o topo do Morro da Cruz. A programação prevê a celebração de uma missa às 14h30min para que a procissão com encenações se inicie às 16h30min. O desfecho é a ressureição, após a crucificação, por volta das 18h.

Trajeto

O trajeto será pela Rua Primeiro de Março, entrando à direita na Rua Santo Alfredo seguindo até o final. Os trajetos serão liberados aos poucos, após início da procissão.

Trânsito

O cruzamento entre as ruas Vidal de Negreiros e Primeiro de Março ficará em meia pista até sábado (8). A Rua Vidal de Negreiros ficará bloqueada da Rua Saldanha da Gama até a Rua Primeiro de Março. A Rua Santo Alfredo fica bloqueada a partir da Rua 1º de Março até a Igreja da Santa Cruz, ponto final do trajeto.

A linha de ônibus 344 — Santa Maria circulará, a partir das 7h, no sentido Centro-bairro pela Rua Martins de Lima, e no sentido bairro-Centro pelas ruas Clemente Pereira e Martins de Lima.

Programação

  • 14h30min — Mensagem da Paixão, no interior da Igreja São José do Murialdo
  • 15h30min — Bênção da Macela e início da encenação em frente à Igreja, na Rua Primeiro de Março.
  • 16h30min — Procissão sobe pela Rua Santo Alfredo, com cenas de Maria, mãe de Jesus, e Verônica
  • 18h — Crucificação e Ressurreição, final do ato do morro

Opções de transporte coletivo

  • Linha 344 — Santa Maria — fim da linha na Avenida Salgado Filho, 122, no Centro
  • T9 — fim da linha na Rua Albion, em frente à Carris
  • T2, T4 e T11 — passam pelas avenidas Bento Gonçalves/Aparício Borges/Salvador França
  • Outras linhas de ônibus e lotação via Bento Gonçalves: descer na Estação Cristiano Fischer. 
  • Os itinerários detalhados podem ser conferidos no site da EPTC, neste link ou por meio do aplicativo para celular TRI.

MAIS SOBRE

Últimas Notícias