São Leopoldo
Hospital Centenário restringe atendimento de novos pacientes na UTI neonatal devido à superlotação
Conforme a instituição, não há previsão de reabertura do setor
A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital Centenário, em São Leopoldo, no Vale do Sinos, não está recebendo novos pacientes no Centro Obstétrico por conta da superlotação do setor. Conforme a instituição, a restrição, que começou na noite deste sábado (15), não tem um prazo para ser encerrada.
A decisão foi tomada, segundo a instituição, para que seja possível garantir o atendimento daqueles já internados. De acordo com a última atualização do hospital, divulgada neste domingo (16), há 14 bebês prematuros na UTI neonatal em um espaço cuja capacidade é de, no máximo, dez recém-nascidos. Na UTI neonatal intermediária, oito bebês estão no local, cuja capacidade é para seis.
A direção do hospital orienta que, enquanto a situação não for normalizada, os pais e responsáveis busquem outros municípios que ofereçam atendimento na UTI neonatal, na UTI neonatal intermediária e no Centro Obstétrico.
O Hospital Centenário é uma das instituições de saúde de referência para o atendimento em maternidade de alto risco para 22 municípios na região do Vale do Sinos, além de entidades em Novo Hamburgo e Esteio, na Região Metropolitana.