Problema em sistema
Após cobrança mais cara na conta de água em Porto Alegre, faturas seguem sendo emitidas com valor errado
Dmae orienta que situação seja resolvida através do atendimento presencial
Após um erro no sistema que deixou 6.225 faturas mais caras na conta de água em Porto Alegre, consumidores seguem registrando problemas mesmo com a emissão da segunda via. Uma falha automática na data de leitura das contas do mês de maio do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) considerou 40 dias de consumo.
Ao registrar o problema, que afetou clientes de 14 bairros da capital, o Dmae orientou que os clientes afetados emitissem a segunda via, já com o valor corrigido. No entanto, consumidores relatam que, mesmo com a nova emissão, o valor a ser pago segue equivocado.
O auditor Nilton Telmar Nunes, morador do bairro Jardim Itu Sabará, na Zona Norte, seguiu as instruções do departamento. Na nova fatura, o valor seguiu cerca de R$ 60 mais caro em relação a sua média de consumo.
— A conta veio com 20 metros cúbicos, o consumo aqui costuma ser de 10. Na conta veio com 42 dias. Tentei emitir hoje (terça-feira) a segunda via e o sistema permanecia sem a correção. Ainda não paguei, mas ela vence daqui cinco dias — afirma.
Em nota o Dmae, afirmou que permanece com problemas no sistema, e segue realizando ajustes para reparar os danos. Nos casos em que os consumidores permaneçam com problema, a orientação é buscar atendimento presencial em um dos três postos de atendimento:
Posto de atendimento Centro
- Endereço: Rua José Montaury, 159, Centro Histórico
- Horários: De segunda a sexta-feira, das 8h30min às 16h30min
Posto de atendimento Zona Leste
- Endereço: Avenida Cristiano Fischer, 2.402, Partenon
- Horários: De segunda a sexta-feira, das 8h30min às 16h30min
Posto de atendimento Zona Norte
- Endereço: Avenida Assis Brasil, 2611, Shopping Bourbon Wallig, Cristo Redentor
- Horários: De segunda a sexta-feira, das 10h às 20h e aos sábados das 10h às 14h
Os bairros afetados são: Agronomia, Boa Vista, Bom Jesus, Chácara das Pedras, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Jardim Itu, Jardim Sabará, Partenon, Petrópolis, Santa Cecília, Três Figueiras, Vila Ipiranga e Vila Jardim.