Notícias



Saiba como resolver

Conta de água em Porto Alegre veio com valor mais alto para 6.255 faturas; Dmae aponta falha em sistema

O departamento informou que os valores corrigidos já foram atualizados e estão disponíveis em segunda via

26/05/2023 - 10h14min

Atualizada em: 26/05/2023 - 10h15min


Yasmin Luz
Yasmin Luz
Enviar E-mail
Félix Zucco / Agencia RBS

Por problemas na troca de sistema, a cobrança da água pode ter sido mais cara para consumidores de 14 bairros de Porto Alegre. Uma falha automática na data de leitura das contas do mês de maio do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) considerou 40 dias de consumo.

Segundo a prefeitura, o erro no sistema comercial do Dmae resultou em pelo menos 6.255 contas com valor equivocado nos bairros Agronomia, Boa Vista, Bom Jesus, Chácara das Pedras, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Jardim Itu, Jardim Sabará, Partenon, Petrópolis, Santa Cecília, Três Figueiras, Vila Ipiranga e Vila Jardim. Devido ao erro no cálculo, as faturas foram emitidas considerando 10 dias a mais.

De acordo com o departamento, o sistema identificou como equivocadas apenas as contas com leituras acima do normal. Por exemplo, se uma residência geralmente gastava cerca de R$ 60 por mês, dentro do cálculo de 3 ou 6 meses, e de repente a leitura indicou um valor de R$ 120 ou mais.

O Dmae informou que os valores corrigidos já foram atualizados. Para obter a fatura com o valor correto, os clientes devem solicitar uma segunda via na loja virtual, informando CPF e número do ramal de água, ou comparecer aos postos de atendimento. Caso o pagamento já tenha sido efetuado, o valor maior será creditado na próxima conta.

A substituição do sistema comercial ocorreu no final de abril. Na época, o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss, destacou que as mudanças visam modernizar e agilizar o atendimento aos clientes, além de possibilitar a solicitação de diversos serviços pela internet, dispensando a necessidade de comparecer pessoalmente a um posto comercial. Ele também ressaltou a maior segurança dos dados pessoais dos clientes e as atualizações frequentes sobre alterações na responsabilidade pela ligação de água e pagamentos de contas.

Onde obter a fatura com valor correto?

  • Loja virtual: http://dmaeagvrt.procempa.com.br/gsan/exibirServicosPortalDmaeAction.do
  • Atendimento presencial: postos Centro (rua José Montaury, 159); Leste (rua Cristiano Fischer, 2402), das 8h30 às 16h30; e Norte no Tudo Fácil no Shopping Bourbon Wallig (avenida Assis Brasil, 2611); de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, e aos sábados das 10h às 14h.
  • Chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
  • Aplicativo: 156+POA
  • E-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
  • WhatsApp: (51) 99332-8170

MAIS SOBRE

Últimas Notícias