Intervalos maiores
Greve de metroviários afeta serviço da Trensurb
Servidores estão mobilizados contra a privatização da estatal
Uma greve parcial dos servidores da Trensurb afeta o intervalo de tempo entre os trens nesta segunda-feira (8). Os metroviários estão reunidos na sede da empresa, na zona norte de Porto Alegre.
Segundo o presidente do Sindimetrô do Rio Grande do Sul, Luiz Henrique Chagas, a adesão dos funcionários das estações foi de 90%. Dos operadores de trens seria cerca de 65% - 4 de 12 não aderiram. Chagas estipula que, com a mobilização, o intervalo entre as viagens vai ser maior que 20 minutos.
Cerca de 50 trabalhadores estão na Rua Ernesto Neugebauer. A previsão é que o grupo permaneça no local até por volta das 8h. Às 10h, está marcada uma mediação no Tribunal Regional do Trabalho.
Entre as reivindicações dos metroviários, estava o pagamento de adicional de risco de vida do setor de segurança e a prorrogação do acordo coletivo, que já foram atendidas, conforme o presidente. Ainda está sendo reivindicada uma ação imediata do governo federal para a retirada da Trensurb da lista de privatizações.
Por volta das 6h30min, na Estação Farrapos, na Capital, a reportagem da Rádio Gaúcha verificou um intervalo de 20min em direção a Novo Hamburgo. Rumo à Estação Mercado, o trem passava a cada 26min.
Já na Estação Niterói, em Canoas, às 7h, o intervalo entre trens estava de 20 minutos em direção ao Mercado, em Porto Alegre, e 21 minutos para Novo Hamburgo.