Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: engole essa

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

19/05/2023 - 09h00min


Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Quando o assunto é comer e beber, o paladar é quem manda. Cada pessoa, diferentes gostos e crenças à mesa. Um prato que te faz salivar pode provocar repulsa em alguém. Enquanto carnívoros discutem o ponto perfeito da carne, veganos e vegetarianos se deliciam com hambúrguer à base de plantas. Tem quem come de tudo e os chatos pra comer. A turma que ama pimenta. Os que não comem nada pastoso. Os que nunca sentem fome de manhã (como pode?) e pulam pro almoço.

Tudo bem gostar mais de doce que salgado ou vice-versa. Acontece até de gostar dos dois em separado, mas a mistura deles não desce. Falando em descer, o que me intriga mesmo é fazer uma refeição inteira sem tomar nada. Vai uma farofinha, inclusive. Ovo duro. Massa sem molho. Arroz puro. Bolo de milho. Biscoito de polvilho. E nenhuma gota de água, suco, refri, leite, chimarrão. Só saliva. O alimento que desça sozinho. A faringe e o esôfago que apontem o caminho até o estômago. 

Leia outras colunas da Maga 

Preguiça

Seria um aparelho digestivo que já vem de fábrica com uma capacidade especial de engolir no seco? Preguiça de lavar os copos depois? Ingerir líquidos com a comida é necessidade ou só uma mania? Se a gente treinar, pode mudar esse hábito? Eu consegui deixar de adoçar o cafezinho, o que parecia impossível. Dizem que nem é recomendável beber grandes quantidades de líquido durante o almoço ou jantar porque incha o estômago e atrapalha a digestão. Faz sentido. Mas nenhum golinho pra ajudar?

Engole essa: não tem regra, não tem manual, não tem consenso. Vai do gosto do freguês. E eu gosto de observar na mesa, na rua, na vida. O que não posso engolir é quem fala de boca cheia. Por favor, não me faça assistir de camarote sua comida sacolejando na língua. Isso me tira o apetite (é raro, hein). Outra coisa que não engulo é comida fria que deveria estar quente. Também não me desce ver palito de dente pendurado no canto da boca (nem em uso). Só caçando azeitonas e queijos.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias