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Agilidade no embarque

Quatro a cada 10 ônibus de Porto Alegre já operam com emissão de bilhetes por QR code

Dispositivo de emissão e leitura vem sendo instalado para linhas que operam sem cobrador e busca agilizar a entrada dos usuários que pagam a passagem em dinheiro

23/05/2023 - 09h39min

Atualizada em: 23/05/2023 - 09h41min


Guilherme Milman
Guilherme Milman
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Guilherme Milman / Agência RBS
Leitor de QR Code já foi colocado em ônibus que faz a operação da linha T1, onde ainda há cobrador

Cerca de um ano após o início da implementação, o sistema de emissão de bilhetes por QR code já foi instalado em 500 ônibus de Porto Alegre. O número corresponde a 42% da frota, que é de 1.173 veículos. Os dados são da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), que representa as empresas de ônibus na Capital e que está liderando o projeto.

O dispositivo, apelidado de Gertec (mesmo nome da empresa fornecedora da tecnologia), foi desenvolvido para linhas que operam sem cobrador, dentro de um projeto de extinção gradual da função em Porto Alegre. Os usuários que pagam a passagem em dinheiro, entregam o valor ao motorista. Em troca, o profissional entrega um bilhete com QR Code, gerado pelo aparelho. Na sequência, o passageiro aproxima o papel de um leitor, instalado na catraca.

Segundo a ATP, o objetivo é agilizar a entrada dos passageiros. Em novembro do ano passado GZH constatou que uma das principais reclamações é a demora do motorista para liberar a catraca aos pagantes.

Conforme levantamento mais recente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), 38% das linhas já sofreram a mudança. A meta atingir até metade do total de linhas da Capital. A ausência total dos cobradores está prevista para 2025. 

Apesar disso, algumas operações que ainda contam com o cobrador já possuem o leitor instalado. É o caso da linha T1, que liga as regiões norte, leste e central da cidade. Segundo o engenheiro da ATP, Antônio Augusto Lovatto, isso ocorre pois um carro pode ser utilizado para diferentes linhas:

— O ônibus hoje pode estar rodando numa linha sem cobrador e amanhã com uma linha com cobrador, por isso que a ideia é colocar num maior número possível. Não precisa botar em todos nesse momento, desde que haja uma uma certa reserva —  explica.

A estimativa da associação, é que o processo de implementação seja concluído junto ao final da extinção dos cobradores. Procurada pela reportagem, a EPTC confirmou que acompanha a evolução da instalação dos equipamentos.

Ainda que possa dar mais agilidade no acesso dos passageiros, para a ATP a medida não resolve o problema da demora no pagamento. Para isso, está sendo estudada a possibilidade de emitir um bilhete antes mesmo do embarque, através de um aplicativo. Ainda não há data para que esse serviço seja colocado em prática. Outra tecnologia, como pagamento por cartão de débito por aproximação (NFC) está descartada no momento.


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