Colaboração
Casa de Cultura Mario Quintana e mais espaços culturais de Porto Alegre recebem doações aos atingidos pelo ciclone
São recolhidos itens de higiene pessoal e alimentos não perecíveis, mas agasalhos e cobertores também são bem-vindos
Quem deseja fazer doações para ajudar pessoas atingidas pelo ciclone extratropical que assolou o Rio Grande do Sul na semana passada pode deixar os donativos em espaços culturais de Porto Alegre, como a Casa de Cultura Mario Quintana e o Theatro São Pedro, além de outros cinco pontos, todos situados no Centro Histórico.
A decisão de disponibilizar os espaços foi tomada nesta segunda-feira (19) pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac). Serão recebidos itens de higiene pessoal e alimentos não perecíveis, mas agasalhos e cobertores também são bem-vindos, entre outros materiais. As doações serão encaminhadas à Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.
Secretária adjunta da Sedac, Gabriella Meindrad faz um pedido para que o público que garantiu ingressos para assistir à ópera I Pagliacci, com apresentação nesta terça-feira (20) no Theatro São Pedro, deixe doações no foyer.
— Fizemos um apelo para que, antes de sair de casa, cada um separe um agasalho, itens de higiene ou alimentos, e leve ao Theatro ou ao ponto de coleta mais próximo — convida a secretária.
Outras iniciativas culturais também se mobilizaram para minimizar os estragos provocados pelo ciclone. Em cartaz em Porto Alegre desde 1° de junho, o Mirage Circus, do ator Marcos Frota, fará um espetáculo solidário nesta sexta-feira (23), às 18h, com objetivo de arrecadar doações. Quem deseja assistir precisa levar dois quilos de alimento não perecível ou produtos de limpeza, que devem ser trocados por ingressos na bilheteria do circo a partir de terça-feira (20), entre 10h e 22h.
Já a Casa da Cultura Hip Hop de Esteio, na Região Metropolitana, está promovendo uma vaquinha virtual com a intenção de arrecadar recursos para recuperar a estrutura do local, que foi inundado pela chuva, e para auxiliar famílias do bairro São Sebastião. A meta é chegar a R$ 80 mil. Através da plataforma apoia-se, é possível doar a partir de R$ 1 para a causa. Também é possível contribuir com qualquer valor via Pix, usando a chave achesteio@gmail.com.
Espaços culturais da Sedac onde é possível deixar doações:
- Biblioteca Pública do Estado do RS
Rua Riachuelo, 1.190 - Porto Alegre - Casa de Cultura Mario Quintana
Rua dos Andradas, 736 - Porto Alegre - Memorial do Rio Grande do Sul
Rua Sete de Setembro, 1.020 - Porto Alegre - Museu da Comunicação Hipólito José da Costa
Rua dos Andradas, 959 - Porto Alegre - Museu de Arte do Rio Grande do Sul
Praça da Alfândega, s/n° - Porto Alegre - Museu Julio de Castilhos
Rua Duque de Caxias, 1.205 - Porto Alegre - Theatro São Pedro
Praça Marechal Deodoro, s/n° - Porto Alegre