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Problema na fatura

Clientes relatam erro no valor da conta de água em Porto Alegre e dificuldades para regularizar a situação

Segundo o Dmae, o movimento em busca de solução pode ser ocasionado por erro de leitura ou indício de vazamento. Usuários podem pedir a revisão da fatura nos postos de atendimento 

14/06/2023 - 16h53min

Atualizada em: 14/06/2023 - 16h53min


Caroline Tidra
Caroline Tidra
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Jefferson Botega / Agencia RBS
No Centro, clientes aguardavam atendimento para pedir pela revisão dos valor

A conta da água tem causado preocupação para muitos moradores de Porto Alegre. Usuários do serviço afirmam que os valores estão sendo emitidos mais altos do que o habitual. Como registrado no final de maio, um erro no sistema deixou 6.225 faturas mais caras e consumidores estavam com problemas com a emissão da segunda via. Conforme o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), essas faturas já foram corrigidas. O problema atual, de acordo com o Dmae, pode ser por erro de leitura ou indício de vazamento.

Usuários têm encontrando dificuldades para resolver a situação, que vem causando filas nos postos de atendimento. Na manhã desta quarta-feira (14), o Diário Gaúcho circulou no postos de atendimento do Dmae do Centro e da Zona Leste. No Centro, o movimento era interno, as cadeiras de espera estavam todas ocupadas. A aposentada Lizete Evald Silveira, 65 anos, saiu do bairro Sarandi e foi até o posto no Centro Histórico. Ela estava em busca de resolução para a conta que teve um salto de R$ 174,16 para R$ 1.821,31. 

— A gente quase caiu para trás lá em casa quando viu a conta — disse Lizete, que mora com mais quatro pessoas. 

Outra pessoa que esperava atendimento no Centro era a cuidadora de idosos Isaura Menezes de Almeida, 40 anos. Ela mora no bairro Bom Jesus e sua última fatura ultrapassou R$ 2.100.

— Eles pedem para gente tirar foto do relógio atual. Então, da primeira vez que estive aqui, não trouxe essa foto e perdi a vez. Não tenho como pagar esses R$ 2.140. Eu tirei o relatório das leituras no aplicativo e vi que estava vindo errado há um tempo. Já pagamos contas altas, com muita dificuldade. No mês passado, foi mais de R$ 400. Mas comparei os números do relógio do mês passado para esse mês e não dá muita diferença, não tem como ter subido tanto assim — relata.   

Indignação

Jefferson Botega / Agencia RBS
Paulo foi algumas vezes nos postos de atendimento, mas acabou desistindo por conta da demora

No Partenon, o posto de atendimento tem um espaço interno menor e estava cheio. Algumas pessoas esperavam no pátio por atendimento e relatavam que o tempo na fila já passava de uma hora e meia. À reportagem, usuários manifestaram indignação, pois acreditam que o problema seja erro nas leituras e a demora para resolver o problema atrapalha o dia de trabalho. 

— Fui no Centro duas vezes. Hoje é a terceira vez aqui (no posto da Zona Leste). Ontem (na terça-feira), cheguei aqui eram 13h50min e sai daqui por volta das 16h sem resolver. As minhas conta sempre vieram na casa dos R$ 180 e, agora, veio R$ 1.300. É muita diferença, teria que gastar muita água — explica o professor Paulo Ricardo Rodrigues, 60 anos, morador do bairro Auxiliadora

Dmae orienta pedido de revisão

Conforme o Dmae, o movimento em busca de solução para contas altas pode ser em razão de "algum vazamento ou erro de leitura, casos atendidos rotineiramente pelo Dmae em que os usuários pedem revisão". A assessoria do departamento afirma que alguns usuários que não receberam as contas também buscam a segunda via nos postos de atendimento. A falha automática na data de leitura das contas do mês de maio, que considerou 40 dias de consumo e afetou clientes de 14 bairros da Capital, já foi resolvida.

O Dmae orienta que em casos em que o usuário acredite que há erro de leitura seja pedida a revisão da conta e que o usuário encaminhe via e-mail dmae@dmae.prefpoa.com.br o número da leitura que consta no hidrômetro, que pode ser por foto ou anotado. 

O pedido de revisão no atendimento presencial também depende da apresentação do número da leitura. A correção da fatura pode levar alguns dias. 

— Temos um setor específico que faz essa análise.  A estrutura tarifária do Dmae envolve uma série de fatores. Se o consumo ultrapassar 20m³ por economia, entra numa tarifa progressiva, prevista em lei, para reduzir o impacto do desperdício de água. O setor faz a análise e em caso de comprovação do erro, devolve o valor corrigido em uma fatura futura, assim a pessoa não precisa a conta pagar na hora, pois ela é suspensa. Assim que a análise for concluída, é enviada uma conta atualizada  — explica o servidor da gerência de Atendimento ao Cliente do Dmae Lucas Rosa da Motta. 

Questionado sobre a alta diferença nas faturas, Motta explica que pode ser o caso de erro de leitura:

— É muito relativo. A empresa de leitura, eventualmente, não consegue passar em alguma região e lança um valor por média ou, às vezes, erra a leitura que está no hidrômetro, por estar em local de difícil acesso ou embaçado. Às vezes, a confusão de um número deixa a conta muito alta. 

Devido à alta demanda por atendimento, Motta destaca que o expediente dos postos foi ampliado. O encerramento ocorria às 16h30min e, agora, segue até 17h30min. Ele confirma que o atendimento por telefone e por e-mail é mais demorado, pois os canais estão sobrecarregados. Conforme a assessoria do Dmae, a área comercial está realizando mutirões aos finais de semana para responder e-mails. 

— Estamos com um atendimento acima da média e com uma fila de espera que leva em torno de uma hora e meia, aqui no posto do Centro. Mas há postos que a espera chega a duas horas. Recomendamos que as pessoas venham no período da manhã — diz Motta.

Locais de atendimento presencial

Posto de atendimento Centro
/// Endereço: Rua José Montaury, 159, Centro Histórico
/// Horários: De segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min

Posto de atendimento Zona Leste
/// Endereço: Avenida Cristiano Fischer, 2.402, Partenon
/// Horários: De segunda a sexta-feira, das 8h30min às 17h30min

Posto de atendimento Zona Norte
/// Endereço: Avenida Assis Brasil, 2611, Shopping Bourbon Wallig, Cristo Redentor
/// Horários: De segunda a sexta-feira, das 10h às 20h e aos sábados das 10h às 14h

Canais digitais
/// Por telefone, o atendimento é feito pelo 156, opção 2, ou pelo Whats (51) 99332-8170 ou pelo aplicativo #EUFAÇOPOA
/// Já o e-mail é dmae@dmae.prefpoa.com.br

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