Coluna da Maga
Magali Moraes e a idade pra aprender
Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho
Ela é tão relativa. A idade certa pra aprender qualquer coisa é mais que idade. É motivação. Até os bebês levam o seu tempo pra descobrir como comer, falar, engatinhar e caminhar (pobres pais ansiosos). Crianças em idade escolar também podem passar perrengue pra acompanhar os aprendizados esperados. Adolescentes aprendem tarde por birra, geralmente (ô fase difícil). Independente da idade, o que faz diferença é sermos incentivados. Por nós mesmos ou por alguém que nos apoia.
Tudo isso pra dizer que acho lindo demais ver alguém aprendendo algo que, teoricamente, já passou da idade. Fico imaginando de onde veio o estímulo definitivo pra essa pessoa se desafiar. Foi só força de vontade ou a necessidade falou mais alto? Andar de bicicleta, por exemplo. Existe idade certa pra aprender? Nem todo mundo consegue quando é criança. Por não ter dinheiro pra comprar uma bike ou não ter onde pedalar com segurança ou falta de oportunidade (como um amigo que empreste a sua).
Rodinhas
Às vezes, é apenas medo. Se uma criança que está aprendendo se assusta na hora de tirar as rodinhas, o que acontece com um adulto que resolve aprender já bem grandinho? Vi essa cena recentemente, num sábado ensolarado no Parque Marinha, perto de casa. Estava caminhando e reparei em uma mulher acompanhada de um instrutor, que a incentivava a pedalar cada vez mais longe e a usar a força das pernas pra manter o equilíbrio. A concentração dela me emocionou, quase aplaudi.
Não lembro com que idade eu aprendi a andar de bike, mas pedalei faceira durante toda a infância e adolescência. Sigo andando na praia, e amo a sensação do vento no rosto. Se me distraio, perco o equilíbrio. Mas não é assim que funciona na vida? Testemunhar aquela mulher vencendo seus medos e se desafiando a aprender algo novo me fez bem (imagina o bem que fez pra ela). E você, falta incentivo pra aprender o quê? Inglês? Dirigir? Cozinhar? Desenhar? Ainda dá tempo, vai.