30 anos depois
Por onde andam os atores de "Mulheres de Areia"
Remake exibido em 1993 contou com Gloria Pires como intérprete das gêmeas Ruth e Raquel, além de outros artistas consagrados no elenco como Guilherme Fontes, Marcos Frota e Susana Vieira
A novela Mulheres de Areia, que estreou na Globo em 1º de fevereiro de 1993, foi um remake da obra original, que foi exibida em 1973 pela extinta TV Tupi. As duas versões foram um sucesso de audiência e conquistaram o público.
O remake já contou com duas reapresentações pelo Vale a Pena Ver de Novo, em 1996 e 2011, e uma pelo Canal Viva, em 2016. Nesta segunda-feira (26), a trama volta a ser reexibida pela Globo na faixa do Vale a Pena Ver de Novo, substituindo Chocolate com Pimenta.
A trama se passa na fictícia cidade de Pontal D'Areia, no litoral carioca, e tem como tema central a rivalidade entre as gêmeas Ruth e Raquel. A primeira é calma, doce e tem um bom coração. Já a outra, é egoísta, maldosa e agressiva.
Na história, também há o embate entre o vice-prefeito Virgílio Assunção (Raul Cortez), dono do maior hotel da região, que pretende transformar a cidade em um centro turístico, e o seu cunhado, o prefeito e ambientalista Breno Soares de Azevedo (Daniel Dantas), que proíbe banhos de mar em razão da poluição das águas.
Como estão os atores após 30 anos da estreia
O remake Mulheres de Areia, escrito por Ivani Ribeiro, contou com um elenco de estrelas. As gêmeas Ruth e Raquel foram interpretadas pela atriz Gloria Pires. A obra também contou com outros nomes consagrados da TV brasileira, como Guilherme Fontes, Marcos Frota, Laura Cardoso, Susana Vieira e Vivianne Pasmanter.
Três décadas após a estreia do remake, alguns atores continuam fazendo telenovelas na emissora e outros têm projetos artísticos fora das telas. Confira como estão e por onde andam as estrelas do folhetim:
Gloria Pires (Ruth e Raquel)
A atriz Gloria Pires estreou na Globo em 1972, aos oito anos, na novela Selva de Pedra. Ao longo da carreira, a artista acumulou uma extensa lista de personagens marcantes.
Em 1993, ela foi escalada para interpretar as gêmeas Ruth e Raquel, de Mulheres de Areia. Na época, devido a sua atuação complexa com duas personagens tão distintas na mesma trama, a artista foi aclamada pelo público e pela crítica.
Na história, as irmãs são filhas de pobres pescadores locais e lidam de formas distintas com seu status social. Enquanto Ruth valoriza o que tem, é honesta e amorosa com os pais, Raquel é dissimulada, egoísta e ambiciona ficar rica para conquistar uma elevada posição social.
Depois de Mulheres de Areia, Gloria fez outros trabalhos de destaque, como a inescrupulosa Rafaela, de O Rei do Gado (1996); a ambiciosa Nice, de Anjo Mau (1997); a administradora Lúcia, de Paraíso Tropical (2007); a ambígua Norma, de Insensato Coração (2011); e a vilã Beatriz, de Babilônia (2015).
Atualmente no ar em Terra e Paixão, a artista de 59 anos interpreta a manipuladora e misteriosa Irene. A personagem é casada com Antônio La Selva (Tony Ramos). Os dois são os grandes vilões da história e têm a ambição de tomar as terras da mocinha Aline (Barbara Reis).
Gloria é casada há 35 anos com o cantor Orlando Morais. Da relação, nasceram os filhos Antonia, 30, Ana, 22, e Bento, 18. A artista também é mãe de Cleo Pires, fruto de seu primeiro casamento, com o cantor Fábio Junior.
Guilherme Fontes (Marcos Assunção)
O ator Guilherme Fontes, 53 anos, estreou na Globo na novela Tititi (1985). Em seguida, fez uma série de outros trabalhos de destaque, como Bebê a Bordo (1988), A Viagem (1994), O Rei do Gado (1996) e Estrela-Guia (2001).
Em Mulheres de Areia (1993), Guilherme interpretou o protagonista Marcos Assunção, que vive um triângulo amoroso com as gêmeas Ruth e Raquel. Na trama, ele é um homem sensível e romântico que está noivo da rica Andrea (Karina Perez), mas acaba conhecendo as irmãs em uma viagem a Pontal D'Areia e fica com o coração dividido.
Além de ator, Fontes também desempenha as funções de produtor e diretor. Nesse ramo, um dos seus trabalhos de destaque foi o filme Chatô, O Rei do Brasil (2015). Na televisão, a última aparição de Guilherme foi na novela Órfãos da Terra (2019).
O artista manteve um casamento de 13 anos com Patrícia Lins e Silva, mas o matrimônio chegou ao fim em 2014. Da relação, nasceram os filhos Carolina, 18 anos, e Carlos, 15.
Marcos Frota (Tonho da Lua)
O primeiro trabalho de Marcos Frota na televisão foi na novela O Julgamento (1976), da extinta TV Tupi. Nos anos seguintes, ele começou a fazer trabalhos na Globo, como o personagem Beto, de Sassaricando (1987), e o cego Jatobá, de América (2005).
Em 1993, o artista interpretou o ingênuo Tonho da Lua na novela Mulheres de Areia. O personagem tem uma deficiência mental, agravada quando ele ainda era criança, após ter presenciado a morte do pai. Na trama, ele sofre com as maldades e a perseguição de Raquel, mas é protegido por Ruth, por quem ele é apaixonado.
Desde a década de 1990, o artista concilia a carreira na televisão com o Mirage Circus, que atualmente está em longa temporada em Porto Alegre. Ele atua como empresário e também como trapezista do empreendimento. Com esse trabalho, ele se tornou um dos principais nomes da arte circense no Brasil.
Nas telenovelas, a última aparição de Frota foi em Sol Nascente (2016), em que participou de alguns capítulos. Já no cinema, seus trabalhos mais recentes foram nos filmes Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood (2017) e O Grande Circo Místico (2018).
Marcos foi casado com a empresária Cibele Ferreira de 1976 até a morte dela, em 1993, devido a um acidente de carro. Da relação, nasceram as filhas Apoena, 44 anos, Amaralina, 42, e Tainã, 34. O ator também manteve um matrimônio, de 1997 a 2003, com a atriz Carolina Dieckmann. Ambos são pais de Davi, 24.
Laura Cardoso (Isaura)
Veterana na atuação, Laura Cardoso, 95 anos, estrelou teleteatros, novelas e séries na década de 1950, época que marca o início da televisão no Brasil. A atriz teve passagens pela extinta TV Tupi e também na Bandeirantes e Record.
Na Globo, o primeiro trabalho da atriz foi na novela Brilhante (1981). Nos anos seguintes, teve outros papéis de destaque em A Viagem (1994), no remake de Irmãos Coragem (1995), Chocolate com Pimenta (2003) e Caminhos da Índia (2009).
Em 1993, interpretou a pescadora Isaura, mãe das gêmeas Ruth e Raquel. A atriz dá vida a uma mulher humilde e amorosa que luta pelo bem-estar da família e se preocupa com a ambição da filha Raquel.
A aparição mais recente de Laura Cardoso na TV foi na novela A Dona do Pedaço (2019). Na trama, ela interpretou a personagem Matilde Azevedo, avó de Joana (Bruna Hamú) e amiga da protagonista Maria da Paz (Juliana Paes).
A artista foi casada com o ator Fernando Balleroni de 1949 até a morte dele, em 1980. O casal teve três filhos: Fátima, José e Fernanda.
Andréa Beltrão (Tônia)
A atriz Andréa Beltrão iniciou a carreira artística aos 14 anos, quando ingressou no Teatro do Tablado, um grande centro de formação de atores na zona sul do Rio de Janeiro.
Na década de 1980, fez algumas participações em telenovelas, como Ciranda de Pedra (1981), Elas por Elas (1982) e Corpo a Corpo (1984). Mas foi em 1985 que sua carreira foi impulsionada: naquele ano, ela deu vida a personagem Zelda Scott, na série Armação Ilimitada, da Globo.
Andréa também participou de novelas de grande sucesso como Rainha da Sucata (1990), Pedra Sobre Pedra (1992), A Viagem (1994), Era Uma Vez... (1998) e As Filhas da Mãe (2001).
Em 1993, interpretou Tônia, a dona de um bar da cidade de Pontal D'Areia, que apoia o prefeito Breno Soares de Azevedo (Daniel Dantas). A personagem é forte, determinada e não tem medo de enfrentar os poderosos, como o vice-prefeito Virgílio Assunção (Raul Cortez).
De 2002 a 2010, a atriz interpretou a manicure Marilda no remake do seriado A Grande Família. Ela também trabalhou de 2011 a 2015 na série de comédia Tapas & Beijos. O trabalho mais recente de Andreia em novelas foi em Um Lugar ao Sol (2021).
A artista foi casada com o cineasta Guel Arraes de 1984 a 1987. Desde 1994, ela mantém um matrimônio com ator e diretor Maurício Farias. Os dois são pais de Francisco, Rosa e José.
Daniel Dantas (Breno Soares)
O ator Daniel Dantas, 68 anos, fez sua estreia nas novelas em Chega Mais (1980), da Globo. Nos anos seguintes, foi convidado para outros papéis na emissora, como o ingênuo Ricardo, de Sinhá Moça (1986); o inescrupuloso Júlio, em O Dono do Mundo (1991); o mulherengo Tadeu, em Anjo Mau (1997); e o vilão Natércio, de Ciranda de Pedra (2008).
Em 1993, o artista interpretou o prefeito Breno Soares de Mulheres de Areia. O personagem é um ambientalista que não mede esforços para defender Pontal D'Areia da ambição de poderosos que querem transformar a cidade em um ponto turístico. Um dos seus inimigos é o cunhado, o vice-prefeito Virgílio Assunção (Raul Cortez).
Entre suas últimas aparições na televisão, Dantas atuou em Malhação: Vidas Brasileiras (2018) e na novela Um Lugar ao Sol (2021). O artista é filho do também ator Nelson Dantas (1927-2006). Ele foi casado de 1979 a 1988 com a atriz Zezé Polessa, com quem tem o filho João Dantas. Desde 2019, namora a também atriz Letícia Sabatella.
Susana Vieira (Clarita)
A atriz Susana Vieira, 80 anos, ingressou na carreira artística em 1960. No início, atuou em teleteatros, novelas e filmes, trabalhando em emissoras como as extintas TV Tupi e Excelsior e na Record.
Na Globo, Susana estreou em Pigmalião 70 (1970). Nos anos seguintes, ganhou destaque nas novelas O Espigão (1974) e Escalada (1975). Seu maior destaque na emissora, contudo, veio um ano depois, com a babá Nice, na primeira versão de Anjo Mau.
A atriz também atuou nas novelas A Sucessora (1978), Um Sonho a Mais (1985), Bambolê (1987), Fera Ferida (1993), A Próxima Vítima (1995), Por Amor (1997), Senhora do Destino (2004) e A Regra do Jogo (2015).
Em 1993, Susana deu vida a Clarita, em Mulheres de Areia. A personagem é esposa do vice-prefeito de Pontal D'Areia, Virgílio Assunção (Raul Cortez). Na trama, ela é uma mulher elegante, fina e delicada que desaprova as atitudes do marido e tenta proteger os filhos da ambição dele.
O trabalho mais recente da atriz na teledramaturgia é na novela Terra e Paixão (2023), que está no ar atualmente. Na trama, ela interpreta Cândida, a dona de um bordel que guarda os segredos dos moradores da fictícia cidade de Nova Primavera.
Entre 1961 e 1972, Susana foi casada com o diretor de TV Régis Cardoso. De 2006 a 2008, ela manteve um matrimônio com o policial Marcelo Silva. O último casamento da atriz foi com o ator e ilusionista Sandro Pedroso, que durou de 2010 a 2013. Atualmente, a artista está solteira.
Vivianne Pasmanter (Malu)
A atriz Vivianne Pasmanter, 52 anos, iniciou sua carreira artística na década de 1990. Sua estreia nas novelas foi como a vilã Débora, em Felicidade (1991), da Globo. Nos anos seguintes, ganhou outros papéis de destaque na emissora, como em A Próxima Vítima (1995), Por Amor (1997), Uga Uga (2000), Páginas da Vida (2006), Em Família (2014) e Totalmente Demais (2015).
Em 1993, a artista deu vida a Malu, em Mulheres de Areia. Na trama, ela é filha de Virgílio Assunção (Raul Cortez) e Clarita Assunção (Susana Vieira) e irmã de Marcos (Guilherme Fontes). A personagem é rebelde e faz de tudo para provocar e infernizar a vida de seu pai, que a impediu de se casar com o homem que ela amava.
Os últimos trabalhos de Vivianne na televisão foram nas novelas Novo Mundo (2016) e Nos Tempos do Imperador (2021). Nessas tramas, ela interpretou a mesma personagem, a trambiqueira Germana.
Na década de 1990, a atriz namorou o diretor Ignácio Coqueiro e o roteirista Vinícius Vianna. De 2001 a 2008, ela foi casada com o empresário Gilberto Zaborowsky. Da relação, nasceram os filhos Eduardo, 21 anos, e Lara, 18. Desde 2018, a artista namora o diretor de novelas Thiago Teitelroit.
Humberto Martins (Aloar)
O ator Humberto Martins, 62 anos, iniciou a carreira artística na televisão na década de 1980 fazendo figurações. Sua estreia em telenovelas ocorreu em 1989 em O Sexo dos Anjos. No entanto, seu primeiro papel de destaque foi em Barriga de Aluguel (1990).
Na década de 1990, Martins se tornou um dos principais galãs das telenovelas da Globo. Ele atou em Quatro por Quatro (1994), Vira-Lata (1996), Uga Uga (2000), Kubanacan (2003), Sinhá Moça (2006), Escrito nas Estrelas (2010), Gabriela (2012), Em Família (2014), Totalmente Demais (2015) e A Força do Querer (2017).
Em 1993, o ator deu vida a Aloar em Mulheres de Areia. O personagem administra a fazenda do vice-prefeito de Pontal D'Areia, Virgílio Assunção (Raul Cortez). Honesto, inteligente e trabalhador, ele é o único que consegue acalmar a rebeldia da filha do patrão, Malu (Vivianne Pasmanter). Os últimos trabalhos do artista em telenovelas foram em Verão 90 (2019) e Travessia (2023).
De 1989 a 1998, Martins foi casado com Ana Lúcia Mansur. Da relação, nasceram os filhos Thamires e Humberto. Já de 1999 a 2001, manteve um matrimônio com a apresentadora Solange Frazão. O ator também foi casado, de 2006 a 2008, com Andréa Abrahão, mãe de Nicolle. Atualmente, ele namora a atriz gaúcha Marcia Del Anilo.
Paulo Betti (Wanderlei Amaral)
O ator Paulo Betti iniciou sua carreira artística nos palcos, na década de 1970. Na televisão, trabalhou na extinta TV Tupi e na Band a partir dos anos de 1980.
Na Globo, os papéis de maior destaque do artista foram nas novelas Tieta (1989), A Indomada (1997), Força de um Desejo (1999), Sete Pecados (2007), A Vida da Gente (2011), Lado a Lado (2012), Império (2014) e Órfãos da Terra (2019).
Em 1993, Betti interpretou Wanderlei Amaral, em Mulheres de Areia. Na novela, o ator deu vida ao amante de Raquel (Gloria Pires), um homem malandro e mau-caráter.
O trabalho mais recente do artista é na novela Amor Perfeito (2023), que está atualmente no ar. Na trama ele interpreta Anselmo, o prefeito da cidade Águas de São Jacinto, que é mulherengo e infiel a sua esposa Cândida (Zezé Polessa).
De 1973 a 1997, Paulo foi casado com atriz Eliane Giardini, com quem teve as duas filhas, Juliana e Mariana. Já de 2001 e 2005, o ator foi casado com atriz Maria Ribeiro, mãe de João. Desde 2015, o artista namora a humorista Dadá Coelho.