Posso Entrar?
Cris Silva: "Pode entrar, Lidi!"
Colunista traz histórias inspiradoras de vida e trabalho todas as sextas-feiras
Hoje eu conto a história de dois cariocas que vieram para o Sul tentar uma vida diferente e foram surpreendidos por caminhos tortuosos. Mas foi graças ao imprevisto da vida que eles tiveram muita criatividade e coragem para recomeçar e criar uma empresa inédita aqui no Rio Grande do Sul.
Com vocês, Lidiane Soave, moradora de Taquara e proprietária da Raiz Quadrada, uma fazenda vertical de hortaliças.
FOI ASSIM
“Antes da Raiz Quadrada, eu e meu marido éramos gerentes em empresas. Ele veio a trabalho para Porto Alegre, e minha meta era deixar nossa estadia aqui no Sul mais parecida com a do Rio, pois não queríamos que nossos filhos sentissem tanta diferença. Mas logo nos acostumamos e passamos a amar esse Estado que nos acolheu tão bem.”
PLANO "A"
“Decidimos comprar um sítio. Um dia, ele foi a São Francisco de Paula e se apaixonou por tanto verde. Compramos nosso terreno em Taquara em outubro de 2019. Fizemos muitos planos. Compramos dois contêineres parcelados e colocamos como meta que começaríamos a construir em julho de 2020.”
O IMPREVISTO
“Mas quem imaginaria que uma pandemia cairia sobre nossas cabeças? Do dia pra noite, meu marido não tinha mais salário. E fomos ficando bem desesperados, num Estado distante do nosso, eu, ele, dois filhos e um doguinho. O que fazer pra sair do aluguel sem ter dinheiro, apenas algumas economias? Foi aí que colocamos a mão na obra e construímos sozinhos nossa casa.”
A IDEIA
“Um dia, estávamos olhando nossa terra e meu marido falou: ‘Por que não plantamos alfaces?’. Fiquei meio desnorteada. Nunca plantei nada, só feijão no algodão na escola, sabe? Foi quando ele, curioso e inteligente que é, me apresentou a hidroponia indoor, ou seja, o cultivo de hortaliças em espaços fechados, na luz artificial. Tive medo, mas também tive uma vontade de voltar a trabalhar e, melhor, de fazer algo diferente de tudo que as pessoas faziam.”
A EMPRESA
“A Raiz Quadrada nasceu com muito esforço e estudo, e ainda estudamos muito. De lá pra cá foram diversos desafios, acertamos e erramos, mas no fim está tudo caminhando bem. Nossa empresa é a primeira fazenda vertical do RS e a terceira do Brasil, mas somos a única que consegue entregar as alfaces e outras folhosas adultas vivas para o cliente.”
DAQUI PRA FRENTE
“Em cada semente que planto, sinto tanta paixão e gratidão por ter seguido neste caminho! Agradeço por ter a oportunidade de participar da refeição das pessoas através das nossas verdinhas. Somos muito gratos a Deus por nunca ter nos deixado e, principalmente, por nós dois termos agarrado cada possibilidade de fazer essa ideia se tornar a nossa realidade maravilhosa.”
RECADO DA CRIS
“Todas as flores do futuro estão nas sementes de hoje.”