Temporariamente
Instituto de Cardiologia de Porto Alegre fecha emergência SUS para obras; saiba onde buscar atendimento
Previsão da prefeitura é de que os atendimentos no local sejam retomados no dia 7 de agosto
A partir desta segunda-feira (31), a emergência do Sistema Único de Saúde (SUS) do Instituto de Cardiologia (IC), localizada no bairro Santana, em Porto Alegre, estará fechada temporariamente. A previsão da prefeitura é de que os atendimentos sejam retomados na segunda-feira seguinte, dia 7 de agosto.
A interrupção se dá em razão da troca da canalização da rede de gases medicinais. Até lá, a Secretaria Municipal de Saúde orienta os pacientes a se encaminharem para algum dos três postos de Pronto-Atendimento da Capital ou para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Zona Norte (veja lista completa e endereços abaixo).
Casos leves podem ser atendidos em alguma das 132 Unidades de Saúde distribuídas pela cidade, conforme o posto de referência de cada paciente. A população também pode acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ligando para o número 192.
Os casos de infarto serão encaminhados para as emergências do Hospital de Pronto Socorro (HPS) ou do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas*. Os pacientes da Central de Regulação de Leitos serão atendidos no Instituto de Cardiologia na medida em que tiverem leitos disponíveis.
Veja onde buscar atendimento
Prontos-atendimentos 24h:
- PA Cruzeiro do Sul (rua Professor Manoel Lobato, 151 - Santa Tereza)
- PA Bom Jesus (rua Bom Jesus, 410 - Bom Jesus)
- PA Lomba do Pinheiro (Estrada João de Oliveira Remião, 5120, parada 12 - Lomba do Pinheiro)
- UPA Zona Norte Moacyr Scliar (rua Jerônimo Velmonovitz, esquina com Avenida Assis Brasil - fone: 3368-1619)
- Ligando para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) - fone 192
Hospitais 24h*:
- Hospital de Pronto Socorro (Largo Teodoro Herzl, s/nº, bairro Bom Fim - fone: 3289-7999)
- Hospital Materno Infantil Presidente Vargas - emergências obstétrica e pediátrica (Avenida Independência, 661 - fone: 3289-3000)
* A prefeitura ressalta, contudo, que qualquer hospital de referência — como de Clínicas e Santa Casa — e com leitos disponíveis poderá receber casos de infarto, por exemplo.