Piquetchê do DG
Juvenart deve reunir mais de 80 invernadas a partir da próxima sexta-feira
Maior evento tradicionalista juvenil do Rio Grande do Sul será realizado na localidade Recanto Maestro
A 19ª edição do Juvenart, o maior evento de danças tradicionalistas da categoria juvenil no Estado, começa na próxima sexta-feira (28). Serão 86 grupos disputando no concurso, que incentiva a cultura gaúcha entre os jovens. O evento manterá o modelo estabelecido em 2022, com as modalidades de Danças Tradicionais, Júnior e Sênior, e as individuais, Chula e Danças Gaúchas de Salão.
LEIA MAIS
"A minha meta é deixar o movimento organizado e saneado", afirma Ilva Goulart, nova presidente do MTG
Podcast para personalidades da música gaúcha contarem suas histórias
Tradicionalistas de Canoas organizam cavalgada em homenagem a Paixão Côrtes
As competições em grupos serão no Centro Esportivo Educacional Antonio Meneghetti e as individuais no anfiteatro do Hotel do Recanto, na localidade Recanto Maestro, em Restinga Sêca. O evento valoriza as produções das diversas invernadas artísticas juvenis dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). A realização é do CTG Sentinela da Querência, de Santa Maria, com apoio da Fundação Antonio Meneghetti e das prefeituras de São João do Polêsine e Restinga Sêca.
Arion Pilla, coordenador do Juvenart, conta que o número de grupos inscritos superou as expectativas:
– É o nosso segundo ano de Juvenart na região da Quarta Colônia de Imigração Italiana, no Recanto Maestro. Na retomada, ano passado, tivemos 44 grupos de dança. O número dobrou nesse ano, foram 89 inscrições. No entanto, serão 86 grupos, pois três cancelaram a participação. O número é muito próximo do limite que o nosso evento comporta.
Por ter mais apresentações, a programação começará mais cedo, na sexta-feira, a partir das 8h. Os vencedores devem ser divulgados até as 21h do domingo. No concurso das danças tradicionais, são avaliados os quesitos de correção coreográfica, harmonia de conjunto e interpretação artística.
Segundo Arion, o meio tradicionalista vive um novo momento pós-pandemia e, por isso, é significativo ter o número atual de inscrições. Até a edição de 2019, o número de inscritos passava de cem. Ele acredita que, nos próximos anos, volte ao mesmo patamar:
– O Juvenart tem como característica as famílias que se unem em torno dos grupos, diferente dos grupos adultos que não dependem dos pais. Então, tem entidade chegando no evento com três ônibus, com só um grupo de dança, isso são as famílias. Uma comunidade que acompanha que faz com que o sucesso seja sempre assegurado.
19º JUVENART
/// Quando: de 28 a 30 de julho
/// Onde: Centro Esportivo Educacional Antonio Meneghetti, na localidade Recanto Maestro
/// Ingressos: R$ 15 (para um dia) ou R$ 30 (passaporte do evento). Vendas na bilheteria do local.