Incremento
Porto Alegre terá mais 59 viagens de ônibus a partir desta segunda-feira
Linhas 353, T2A, T2A1, T4, 375, 429, 394 e 395 serão contempladas; Carris retomará a operação da linha T5 (Transversal 5)
A prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), anunciou a expansão do serviço de transporte coletivo na cidade e a retomada da operação da linha T5 (Transversal 5) pela Carris a partir desta segunda-feira (3). As medida fazem parte de um pacote de melhorias no transporte público divulgado pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, em um evento realizado na Capital.
No âmbito do programa Mais Transporte, serão realizadas melhorias nas linhas operadas pela Carris e pelos consórcios Mais e Via Leste, resultando na ampliação de 59 novos horários. As linhas da Carris que serão beneficiadas incluem a linha 353 (Ipiranga/PUC/UFRGS), que terá sete viagens adicionais (três no sentido bairro-Centro e quatro no sentido oposto); a T2A, que terá sete viagens a mais (duas no sentido Norte-Sul e cinco no sentido Sul-Norte); a T2A1, que terá duas viagens adicionais; e a linha T4, que contará com nove viagens extras (cinco no sentido Norte-Sul e quatro no sentido Sul-Norte).
O consórcio Mais e Via Leste também terá um aumento de 34 viagens: a linha 375 (Agronomia) terá oito viagens adicionais (quatro em cada sentido); a linha 429 (Protásio/Iguatemi) terá sete viagens a mais em cada sentido, totalizando 14 viagens adicionais; e as linhas 394 (Mapa) e 395 terão um acréscimo de 12 viagens (seis em cada sentido) para atender a Quinta do Portal e a Vila Mapa.
O secretário Adão de Castro Júnior declarou:
— Até o final de julho, vamos aumentar a oferta de linhas que transportam mais passageiros. Nossas equipes continuam avaliando diariamente o sistema para implementar as melhorias necessárias, sempre com foco no usuário do transporte coletivo.
As informações sobre essas mudanças estarão disponíveis no site da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Os usuários do transporte coletivo podem verificar em tempo real a localização dos ônibus e as linhas que passam em cada ponto usando o aplicativo do cartão TRI, selecionando a opção "GPS" para serem redirecionados ao Cittamobi.