Notícias



Eu Sou do Samba

Após aval da prefeitura, Realeza se prepara para construir sua sede

Colunista Alexandre Rodrigues escreve sobre Carnaval e samba todas as sextas-feiras

18/08/2023 - 11h50min


Alexandre Rodrigues
Alexandre Rodrigues
Enviar E-mail
Mateus Bruxel / Agencia RBS
Expectativa é de que as obras já estejam encaminhadas em 2024

O sonho que a Realeza alimenta há 47 anos está cada vez mais próximo de se concretizar. No sábado passado, a prefeitura de Porto Alegre formalizou a permissão de uso da praça Arquiteto Demétrio Ribeiro, no bairro Partenon, para que a escola construa a sua sede. Durante o ato de assinatura, o prefeito da cidade, Sebastião Melo, salientou que a demanda é antiga e que a atual gestão busca ser parceira de instituições que prestam serviços de interesse público.

Leia mais
O legado de Tânia Regina Freitas
Gincana Carnaval do Bem arrecada roupas e alimentos para comunidade do Porto Seco

Vale lembrar que a agremiação promove diversas ações sociais, sempre visando o desenvolvimento por meio do esporte, da arte, da cultura e da formação profissional. A meta é atender mais de 300 pessoas ao ano, das mais variadas faixas etárias. O termo de permissão de uso (TPU) vem ao encontro desse objetivo, como destaca o presidente da Realeza, Mauro Corrêa Santos (Maurão):

— Foi uma luta de anos para conseguirmos este espaço, luta que se intensificou nos últimos seis anos. É um momento importante para a comunidade a qual a Realeza pertence, pois não se trata apenas de uma quadra de ensaios e, sim, de um centro social e cultural que trará muitos benefícios para a nossa comunidade que está ociosa de equipamentos que ofereçam cultura, lazer e integração social nas proximidades. Esperamos que, na sequência da assinatura do TPU, todas as escolas de samba consigam a regularização de seus espaços, pois exercem um papel fundamental em suas comunidades. Agora, vamos para o próximo passo, que é viabilizar a construção do nosso tão almejado espaço. Estamos felizes com a conquista e vamos em frente.

Mateus Raugust / PMPA,Divulgação
Assinatura ocorreu no fim de semana

Em conversa com Eu Sou do Samba, o presidente ainda adiantou que a expectativa é de que, em 2024, as obras já estejam encaminhas. Frisando: o local não sofrerá qualquer tipo de dano ambiental, já que não existem árvores no espaço concedido.

A praça Arquiteto Demétrio Ribeiro fica localizada em um perímetro da cidade muito emblemático para a escola. Isso porque, em 1976, mais ou menos 30 jovens — todos moradores do Partenon — assinaram ali a ata de fundação da Sociedade Beneficente Cultural Realeza. Sem espaço físico para organizar desfiles, os integrantes passaram a realizar eventos na esquina próxima de onde alguns dos fundadores moravam, entre as ruas Carlos de Laet e Carneiro Ribeiro. O lugar é conhecido até hoje como Encruzilhada do Samba — onde ainda ocorrem os ensaios —, e a Realeza, como a Mimosa da Encruzilhada do Samba.

TPUs

Em junho desde ano, a prefeitura da Capital já havia concedido a permissão de uso de imóvel para a Fidalgos e Aristocratas, que está localizada na Avenida Ipiranga, 2.485. Outros TPUs também foram formalizados em 2023, entre eles o do programa Vida Urgente, o da Casa do Hip Hop Rubem Berta e o do CTG Roda de Chimarrão.

Aos interessados

/// Para quem quiser ajudar a Realeza, pode entrar em contato por meio do número (51) 98163-9874.

Lauro Alves / Agencia RBS
Encruzilhada do Samba até hoje recebe os ensaios

Última chance de conferir 

O Unimúsica 2023, que teve o Carnaval como tema, promove hoje seu último show, a partir das 20h, no Salão de Atos da UFRGS (Avenida Paulo Gama, 110). Um espetáculo inédito vai prestar homenagem a personalidades marcantes da história do Carnaval de Porto Alegre, como Claudio Barulho, Maria Helena Montier, Onira Pereira, Nilton Pereira e Wilson Ney. Trata-se de Aos Mestres, com Carinho, assinado pelos músicos Alexsandra Amaral e Anderson Xilico, pela historiadora Helena Cattani e pelo aderecista e figurinista Luiz Augusto Lacerda.

— Esses mestres e mestras são figuras icônicas que pavimentaram a avenida para que tantos dos nossos pudessem desfilar nossa arte. Muitos desses nomes se perdem no esquecimento, porque não temos muitos registros bibliográficos. A nova geração que oxigena o Carnaval precisa conhecer quem veio antes deles — diz Luiz Augusto.

A entrada é franca, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Imperdível!

Quem vence?

Chega ao fim, neste domingo, a segunda edição da Gincana Carnaval do Bem. O encerramento reunirá todas as nove equipes no Complexo Cultural do Porto Seco, a partir das 14h, para a realização das últimas provas. A premiação para o vencedor é de R$ 2 mil (destinados para fins de Carnaval).

— Também vamos fazer a distribuição de materiais de higiene que foram arrecadados para as pessoas do entorno do Complexo, além de uma segunda leva de agasalhos e calçados — comenta o diretor de eventos do Carnaval de Porto Alegre e coordenador da iniciativa, Israel Avila.

A coluna acompanhou, no dia 3 de agosto, a entrega de parte das peças de roupas, doadas pelas equipes, para a Campanha do Agasalho.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias