Oscilações na rede
CEEE Equatorial diz que "defeitos transitórios em equipamentos" provocaram falta de energia em Porto Alegre nesta terça
Devido à irregularidade do fornecimento, a Trensurb chegou a suspender a operação do Aeromóvel por cerca de três horas; ao menos quatro bairros tiveram relatos do problema
Após quedas e falta de luz em algumas regiões de Porto Alegre ao longo desta terça-feira (8), a CEEE Equatorial garante que já realizou os reparos necessários na rede elétrica. Segundo a concessionária, houve "defeitos transitórios em equipamentos de automação elétrica" que ocasionaram as oscilações na rede de energia durante o dia.
A linha metrô-aeroporto do aeromóvel chegou a ser suspensa entre 18h e 21h, segundo a Trensurb, justamente por conta dos problemas no fornecimento de energia. A empresa precisou operar duas horas com gerador próprio antes de interromper a operação "por segurança".
As oscilações na energia elétrica também foram percebidas em pontos dos bairros Azenha, Menino Deus, Passo da Areia e Santo Antônio desde o começo da manhã. Houve locais que chegaram a ter duas quedas de energia durante a tarde desta terça-feira.
De acordo com a CEEE Equatorial, os reparos na rede começaram por volta das 17h e foram finalizados às 19h40min (veja, abaixo, a nota completa). Pelas redes sociais, a Trensurb confirmou que a linha do aeromóvel foi restabelecida por volta das 21h.
Nota da CEEE Equatorial
"A CEEE Grupo Equatorial Energia informa que as oscilações percebidas na ligação do Transurb para o Aeroporto Salgado Filho e na região do bairro Azenha, em Porto Alegre, foram ocasionadas por defeitos transitórios em equipamentos de automação elétrica.
As oscilações percebidas pelos clientes foram derivadas de problemas transitórios, que não causam a interrupção permanente dos circuitos. As manobras necessárias foram realizadas para assegurar que o fornecimento de energia fosse reestabelecido.
Os reparos foram iniciados às 17h e finalizados às 19h40, horário em que o Aeromóvel voltou a funcionar normalmente."