Zona Sul
Ciclovia da Padre Cacique é desativada e remanejada para dentro do Parque do Pontal
Testes com o percurso foram feitos ao longo de 90 dias e, agora, mudança será permanente
Depois de um período de testes de 90 dias, o sábado (26) foi de início da interrupção permanente do trecho da ciclovia que passava pela Avenida Padre Cacique em frente ao Pontal Shopping, na zona sul de Porto Alegre. No lugar dela, o percurso, agora, contorna o empreendimento na outra lateral, onde fica o Parque Pontal, rente à orla do Guaíba.
Na manhã deste sábado, quando a reportagem de GZH esteve no local, não havia placas indicando a mudança. Barreiras e cones foram instalados para restringir a passagem, mas, mesmo assim, muitos ciclistas seguiam pelo percurso antigo. A previsão é de que, nos próximos dias, a pintura do trajeto antigo da ciclovia seja apagada, e o espaço ficará limitado a pedestres.
O novo caminho tem 651 metros de extensão, é totalmente separado do tráfego comum e faz a ligação entre as vias de circulação de bicicletas existentes nas avenidas Diário de Notícias e Edvaldo Pereira Paiva. Com a mudança, o ciclista circula ao lado do Parque Pontal e consegue contemplar o Guaíba.
Aproveitando o sol da manhã fria deste sábado, quando, por volta das 11h, os termômetros marcavam 13ºC, muita gente desviou da ciclovia e foi, com a bicicleta, até o gramado junto ao Guaíba para apreciar a paisagem. Foi o que fez Karine Reis, 40 anos, moradora do bairro Menino Deus que fez o passeio com os filhos.
— É maravilhoso, né? A gente traz as crianças aqui para passear. Agora, com a pracinha que fizeram, eles pedem pra vir pra cá. E a ciclovia ajuda, porque é um passeio maravilhoso, com uma vista linda para o Guaíba — analisa Karine.
Fábio da Silva Paulo, 39 anos, já sabia da novidade antes de ir ao Parque do Pontal, mudança que achou positiva:
— Ficou muito boa. É muito legal passar por aqui, porque é muito bonito. A paisagem é muito agradável.
A ciclovia do parque ficou por 90 dias em operação simultânea com a estrutura junto à avenida. No período, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) considerou que a segurança foi garantida e que não houve conflitos durante sua utilização. A sinalização da ciclovia será reforçada para indicar o fluxo para o trecho do Parque Pontal.