Seu Problema é Nosso
Em rua de Alvorada, moradores não aprovam obra
Comunidade luta há duas décadas por pavimentação e calçamento da rua
A Rua Evaristo da Veiga, bairro Aparecida, em Alvorada, está recebendo pavimentação e calçamento depois de anos de mobilização da comunidade. Porém, o andamento das obras não vêm sendo satisfatório: buracos, meios-fios tortos e partes inacabadas da via preocupam os moradores, que financiaram a empreitada em parceria com a prefeitura.
A revitalização é uma conquista da Cooperativa Habitacional Boa Vista, organização de moradores do bairro que busca por melhorias na região desde 1997. No modelo de pavimentação comunitária adotado, a prefeitura concede o material, faz o projeto e contrata a mão de obra, que é paga pela comunidade. Os calceteiros seguem as orientações da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura, porém para Arcelino Dias, fundador da cooperativa, a impressão é de que os profissionais não seguem um projeto:
– Não tem qualidade no trabalho, tem faltado material constantemente. E toda ordem deve ser fundamentada em um projeto. O secretário nunca esteve aqui, nunca veio uma pessoa técnica para nos apresentar o projeto, só foi descarregado o material – relata.
Situação atual
Arcelino conta, também, que a situação de toda a rua está precária, mas o pior local é o piso próximo a um bueiro, que está afundando. A Rua Evaristo da Veiga está localizada entre duas escolas, por isso, a circulação é intensa, o que torna os estragos na via mais preocupantes para os moradores.
Desde a sua fundação, a cooperativa demanda a pavimentação e o calçamento da rua. Porém, foi em maio de 2021 que deu-se início a esse planejamento, a partir de um requerimento junto à prefeitura. As obras se iniciaram em fevereiro deste ano.
LEIA MAIS
Escola de São Sebastião do Caí aguarda há 23 anos por construção de ginásio
Em Gravataí, grupo pede apoio para competir na Espanha
No Vale do Rio Pardo, família busca apoio para cirurgia em bebê
Devido à insatisfação com os resultados da construção, a cooperativa fez uma notícia de fato, que é a comunicação sobre um crime ao Ministério Público. O órgão informa que enviou ofícios ao município duas vezes, pedindo informações, mas que não recebeu respostas da prefeitura.
Prefeitura diz que acompanha obras
A Secretaria de Obras e Infraestrutura de Alvorada (Smoi) afirma que acompanha o andamento das obras diariamente. Reitera a responsabilidade dos moradores sobre a contratação da mão de obra e diz que, no dia do contato da reportagem, houve entrega de material na rua.
“Estamos realizando diversas obras, e um dos sistemas é a pavimentação comunitária. Esclarecemos que, neste tipo de obra, o município fornece os materiais, tais como: blocos de concreto, meios-fios e outros. No entanto, a contratação da mão-de-obra para execução dos serviços fica a cargo dos moradores”, diz a pasta. Complementa que “a obra está em execução pelo empreiteiro contratado pela comunidade e, até o momento, não foi entregue o serviço pelo mesmo ao município.”
Questionada sobre a existência de um projeto para a pavimentação da via – dúvida que existe entre os moradores –, a Smoi não havia dado retorno até o fechamento desta reportagem.
Produção: Caroline Fraga