Solidariedade
20 de Setembro terá cavalgadas solidárias para arrecadar doações aos atingidos pelas enchentes
Objetivo será recolher mantimentos, itens de higiene e limpeza para enviar aos municípios assolados pela chuva
Por conta dos episódios climáticos severos que atingiram o Rio Grande do Sul no início do mês, provocando mortes e destruição em parte do Estado, o tradicional desfile de 20 de Setembro não ocorrerá em diversos municípios. Em respeito às famílias enlutadas, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e o governo do Estado orientaram as 30 Regiões Tradicionalistas (RTs) para a realização de cavalgadas solidárias.
O objetivo é recolher donativos às populações mais afetadas pela cheia dos rios. A presidente do MTG, Ilva Maria Borba Goulart, explica que a decisão de realizar as cavalgadas solidárias cabe às regiões tradicionalistas e aos municípios. Ela ressalta que a ideia é arrecadar mantimentos, itens de higiene e limpeza para enviar aos municípios assolados pela chuva. Conforme Ilva, as coordenadorias das RTs têm a responsabilidade de definir os percursos em cada cidade para marcar o Dia do Gaúcho.
— Vai ser um 20 de Setembro diferente. Toda a solidariedade vai estar voltada para as populações atingidas pelas enchentes — pontua.
Conforme Ilva, cidades prejudicadas pela chuva, principalmente no Vale do Taquari, não devem participar da cavalgada solidária.
— O MTG está imbuído em fazer arrecadações para mandar para as regiões mais afetadas. Os municípios que não foram atingidos vão seguir com arrecadações para aqueles que foram atingidos — completa.
Festejos na Capital
Em Porto Alegre, o tradicional desfile de 20 de Setembro também foi substituído por cavalgadas solidárias. A 1ª Região Tradicionalista (1ªRT), que reúne Alvorada, Barra do Ribeiro, Cachoeirinha, Eldorado do Sul, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Mariana Pimentel, Porto Alegre, Sertão Santana e Viamão, reforça que as cavalgadas serão realizadas com o mesmo objetivo: arrecadar donativos. Em Guaíba, haverá desfile solidário.
O coordenador da 1ªRT, Luiz Henrique Lamaison, explica que a primeira cavalgada começa às 8h30, com saída prevista da Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto. O grupo de cavalarianos Sentinelas da Chama vai fazer uma passagem simbólica, às 9h, em frente ao Palácio Piratini. Outra cavalgada promovida pelos Cavaleiros Estância da Azenha será realizada a partir das 10h, com saída prevista também da Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto. Haverá outras nos bairros Belém Novo e Restinga. A expectativa é pela participação de 600 cavalarianos.
Cavalgada Solidária do Acampamento Farroupilha
A prefeitura de Porto Alegre também confirmou a realização da primeira edição da Cavalgada Solidária do Acampamento Farroupilha, que será realizada nesta quarta-feira (20), às 9h, por iniciativa dos tradicionalistas acampados no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Pelo menos 250 cavalarianos já se inscreveram para participar do evento. A atividade não faz parte das cavalgadas programadas pelo MTG e a comissão de Festejos Farroupilhas do Estado. O objetivo é arrecadar alimentos não-perecíveis, material de higiene e limpeza e ração animal.
Os donativos serão distribuídos aos municípios do Vale do Taquari. A concentração dos participantes será na Rua Nestor Ludwig, próximo ao estádio Beira-Rio. O trajeto seguirá pela Avenida Edvaldo Pereira Paiva. As doações recebidas no percurso serão levadas para a Casa do Gaúcho, localizada no Acampamento Farroupilha. Os interessados em participar podem se inscrever na sala da Associação dos Acampados da Estância da Harmonia (Acamparh), no lote 208 no Acampamento Farroupilha.