Notícias



Direto da Redação

Alberi Neto: "Orgulho pela solidariedade"

Jornalistas do Diário Gaúcho opinam sobre temas do cotidiano

20/09/2023 - 09h00min


Alberi Neto
Alberi Neto
Enviar E-mail
Agência RBS / Agência RBS
Direto da Redação

Sempre brinco com meus amigos sobre o nível do meu bairrismo. Sou daqueles que gosta de ser “gaúcho e porto-alegrense”. O mais engraçado é que nem nasci aqui, sou de Santa Catarina. Mas, em minha defesa, como dizem os chiques: “Sou radicado no Rio Grande do Sul”. Enfim, todo este prelúdio é para lembrar que hoje é 20 de Setembro, o mais gaúcho dos feriados. O orgulho por essa data até pode ser questionado por alguns vizinhos de outras províncias, mas a gente comemora.

Enfim, um dos pontos do 20 de Setembro, o principal deles, é o “orgulho gaúcho”. Não acho que a gente tenha tanta coisa assim para se orgulhar demais do nosso gauchismo. Mas neste ano, em especial, a consciência está leve para celebrar nosso povo. Neste ano, em especial, o orgulho vale. Vale pelo que fizemos desde o início deste mês. Diante de um certo distanciamento (e até insensibilidade) de outros brasileiros – uma minoria barulhenta das redes sociais, verdade seja dita –, nos unimos ainda mais. Mostramos nossa força, ajudando como foi possível aqueles que sofreram com as enchentes no Vale do Taquari e também em outros pontos do Estado.

Confira outras colunas Direto da Redação 

Nosso mês 

O “nosso mês” foi um dos mais difíceis dos últimos anos, certamente. Aquele setembro que costuma ser marcado por começar na Expointer, saboreando as delícias da agricultura familiar, e terminar num costelão 12 horas no Acampamento Farroupilha teve que mudar o caminho e subir para o vale. Para abraçar nossos conterrâneos e recomeçar quase do zero algumas comunidades.

Nesse setembro de 2023, com o coração ainda doído pelos companheiros que perdemos, me alivio em saber que fomos fortes para quem precisava de uma mão amiga. Seja doando, indo até os locais, se voluntariando ou incentivando amigos a participarem de campanhas de doações. Todos demos algum jeito de ajudar e reforçar ainda mais a tão conhecida solidariedade do povo gaúcho. Que o próximo setembro seja menos árduo!



MAIS SOBRE

Últimas Notícias