Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes: vida e morte

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

18/09/2023 - 09h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

Quem vai ao velório de alguém especial e não reflete sobre a própria vida já morreu por dentro e não sabe. Desculpe começar assim tão sincerona, mas ainda estou impactada. A gente deveria escrever na porta da geladeira um bilhete enorme, com letras gigantes, dizendo "Será que estou aproveitando ao máximo o dia de hoje?". Provavelmente esse recado só funcionaria no início, e iria perdendo a força junto à lista do supermercado, os boletos vencendo, mil tarefas e compromissos. 

Somos instantes. Tenho um quadrinho com essa frase pra lembrar como tudo é breve. Nossa trajetória, por mais longa que seja, tem data certa pra terminar (e ninguém quer mais detalhes). Somos instantes de encantamentos, de erros e acertos, de felicidades, de descobertas, de tentativas, de esperanças. Tomara que somando tudo isso, a gente faça jus ao privilégio de estar vivo. Somos instantes que permanecerão na memória dos que ficam, ou logo seremos esquecidos? 

Leia outras colunas da Maga 

Compaixão

Tem quem foge de velório. Não vai por medo desse enfrentamento, e da tristeza que faz parte. Entendo, existem programas mais agradáveis. Só que a compaixão se pratica com presença e abraço apertado. É um ritual de despedida e respeito, a última homenagem. O que eu acho mais louco é o contraste da situação. Enquanto familiares e amigos velam o ente querido, lá fora a vida segue indiferente. O sol brilha, motoristas buzinam, filas crescem nas lotéricas, o pão sai do forno, os shoppings lotam.

Enterros e velórios também reaproximam. A gente encontra pessoas que não via há tempos, atualiza a árvore genealógica da família, se surpreende com conhecidos em comum que nem sabia. Acho que é um presente final do falecido: mesmo não estando mais entre nós, reúne todo mundo pra nos lembrar do óbvio: não se leva nada material dessa vida. Riqueza mesmo são os laços de afeto, as boas memórias, os ensinamentos, o legado de histórias pra contar aos mais novos, o carinho eterno.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias