Contrato rescindido
Prefeitura de Porto Alegre promete normalizar situação da coleta de lixo em contêineres até semana que vem
No primeiro dia em que nova empresa realizou o serviço, reportagem de GZH voltou a pontos onde havia relatos de acúmulo de dejetos na segunda-feira
Um dia depois de rescindir o contrato com o consórcio Porto Alegre Limpa, a prefeitura da Capital, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), informou que a situação da coleta de lixo mecanizada dos resíduos orgânicos deve ser normalizada até a semana que vem.
Depois da rescisão do contrato, a empresa Conesul foi acionada de forma emergencial. A prestação do serviço poderá se estender por 180 dias. Um novo edital já está sendo preparado pela prefeitura.
A pasta explicou que quatro caminhões da Conesul e outros três do Porto Alegre Limpa executam o serviço nesta terça. Nos próximos dias, outros quatro caminhões da empresa contratada emergencialmente entrarão em operação.
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Na segunda-feira (18), a reportagem de GZH atestou acúmulo de lixo em contêineres em pelo menos seis bairros de Porto Alegre. Nesta terça, retornou aos mesmos pontos e percebeu que o problema persistia, especialmente no bairro Floresta. Na Rua Fernandes Vieira, no Bom Fim, também havia acúmulo de lixo. Mas outros contêineres espalhados pela cidade não estavam mais superlotados, se comparados com o dia anterior.
Sobre a situação no bairro Floresta e no trecho da Fernandes Vieira no Bom Fim, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informou que o recolhimento seria efetuado ainda nesta terça-feira.
Questionada em relação ao que a Conesul oferece em termos de acréscimo na comparação com o consórcio que teve o contrato rescindido, a prefeitura respondeu que "capacidade técnica e melhores equipamentos para fazer a coleta."