Notícias



Sistema de proteção

Seis comportas são fechadas em Porto Alegre após elevação do Guaíba

Prefeitura decidiu adotar a medida preventiva nesta segunda-feira, com águas a 26 centímetros da cota de inundação

25/09/2023 - 22h34min


Jean Costa
Jean Costa
Enviar E-mail

Após elevação do nível do Guaíba, a prefeitura de Porto Alegre fechou seis comportas entre as avenidas Mauá e Castello Branco entre a tarde e a noite desta segunda-feira (25). O sistema de proteção contra inundações possui 14 comportas. Inicialmente, quatro foram fechadas, ainda durante a tarde, e outras duas foram mobilizadas no começo da noite.

As comportas fechadas foram reforçadas com sacos de areia, para auxiliar na contenção da água entre o mecanismo e a estrutura de concreto. 

Com o nível do rio, que estava em 2m74cm na manhã desta segunda, 26 centímetros abaixo da cota de inundação, agentes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizaram, durante a tarde o fechamento dos portões na Usina do Gasômetro, no Cais Embarcadero, em frente ao Tribunal de Contas do Estado e na Avenida São Pedro. No começo da noite, foi realizado o fechamento dos portões da Rua Cairú e da ponte do Guaíba. O serviço foi realizado manualmente, com uso de caminhão e retroescavadeira. 

Leia mais
Primavera deve ter chuva acima da média no RS, alertam meteorologistas
Volta da chuva agrava enchente em Alvorada, onde mais de 200 pessoas estão fora de casa
Governo do RS anuncia critérios para pagamento de aluguel social a afetados por enchentes; veja pré-requisitos

Conforme o Dmae, algumas das comportas possuíam motores, que foram levados por ladrões anteriormente. Por isso, o serviço foi realizado manualmente. Para fechar o portão localizado na Cairú, foi necessário remover o asfalto dos trilhos inferiores. No portão da ponte do Guaíba, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) chegou a fechar o trânsito. No local, funcionários do Dmae estavam soldando a parte de cima do trilho, que estava quebrada.

Permaneciam abertos os portões na Avenida Mauá, na imediação da Avenida Sepúlveda e do embarque ao Catamarã. Mas as comportas terão o fechamento avaliado e a ação pode ocorrer caso o nível do Guaíba suba ainda mais.

As atividades no Cais Embarcadero serão interrompidas, pelo menos, até quarta-feira.

Trânsito impactado

Com o fechamento das comportas, quem transita pela Rua Voluntários da Pátria não terá a opção de acesso à Avenida João Moreira Maciel e Castelo Branco no sentido bairro-Centro. A orientação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) é que o motorista siga pela Voluntários ou Avenida Farrapos para acessar a região central.

Da mesma forma, CCR ViaSul, concessionária que administra a freeway (BR-290), informa que o acesso ao vão móvel, no km 95 da rodovia, está bloqueado. Para o interior do Estado, é preciso utilizar a nova ponte do Guaíba no km 94. Já o acesso à zona norte de Porto Alegre ou região central deverá ser feito utilizando a Avenida Castelo Branco ou a Avenida dos Estados (Aeroporto).


MAIS SOBRE

Últimas Notícias