Notícias



Local de muitos fiéis 

Com sermão sobre amor, Paróquia Santa Teresinha é oficialmente elevada a santuário arquidiocesano

Igreja no bairro Farroupilha celebrou, neste domingo, título cedido pela Arquidiocese e o legado da santa

02/10/2023 - 12h25min

Atualizada em: 02/10/2023 - 12h57min


Karine Dalla Valle
Karine Dalla Valle
Enviar E-mail
Jonathan Heckler / Agencia RBS
De arquitetura gótica como a catedral de Burgos, na Espanha, Paróquia Santa Teresinha é oficialmente um santuário arquidiocesano.

Localizada de frente para o parque mais popular de Porto Alegre, a Paróquia Santa Teresinha foi oficialmente elevada a santuário arquidiocesano em uma missa rezada neste domingo (1º), dia em que também se celebra a santa padroeira no calendário católico. O título é um reconhecimento de que o templo religioso do bairro Farroupilha, perto da Redenção, é um local que abre suas portas a fiéis de todos os lugares. 

Não houve alteração na liturgia que se faz todo 1° de outubro, quando se comemora o legado espiritual de Santa Teresinha, a não ser a leitura do decreto que transforma a igreja em santuário. Devotos carregavam rosas brancas e vermelhas em homenagem à religiosa carmelita nascida na França no século 19, que gostava de flores e disse, antes de falecer precocemente de tuberculose, aos 24 anos, que iria "fazer chover sobre o mundo uma chuva de rosas".  

Falou-se muito em amor. Bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre, Dom Darley Kummer exaltou principalmente o afeto dispendido sem interesse, dirigido não somente a pessoas que fazem parte do círculo familiar e de amigos. 

— Diante dos desequilíbrios e intempéries do mundo, precisamos reencontrar em nós a força do amor. Amar é cuidar, é querer. Amar não é afastar. É acolher em todos os sentidos. Precisamos servir e amar desinteressadamente. Vá acolher uma criança, uma pessoa pobre... Às vezes, precisamos fazer esse exercício de intimidade. É fácil amar só o que quero, é fácil amar só o que gosto. 

Aproximadamente 800 pessoas, de pé e sentadas, entre idosos e jovens, prestavam atenção nas palavras de Dom Kummer. Ele também citou as enchentes que assolaram cidades do Rio Grande do Sul durante este inverno e a consequente onda de solidariedade para fazer uma reflexão sobre o papel que representamos na sociedade. 

— Quem sou eu para o outro? Comecem a dar atenção para isso e aí entenderão o que é missão.

Frequentadora da Igreja Santa Teresinha desde que se mudou para o Bom Fim, há 10 anos, a enfermeira Camila Piuco Previ, 34 anos, pesquisou a história da religiosa para avaliar se havia consonância com suas próprias crenças. Levando no ombro uma bolsa estampada com o rosto da artista mexicana Frida Kahlo, ficou até o final da missa, na companhia da mãe, a dona de casa Ivanete Piuco Previ, 63 anos. 

— Santa Teresinha foi uma mulher à frente do seu tempo. Era humilde e pacífica, falava sobre fé quando a Igreja era dominada por homens. Vivemos num período tão difícil, tantas coisas acontecendo, que às vezes é bom se apegar a uma força maior para nos guiar — disse a enfermeira, que se considera católica ao mesmo tempo em que nutre simpatia por religiões de matriz africana. 

Jonathan Heckler / Agencia RBS
Santa Teresinha estampada na camiseta de uma fiel que participou da missa deste domingo

Natural de Burgos, na Espanha, terra onde há uma catedral gótica com 800 anos de história que serviu de inspiração para a construção da Igreja Santa Teresinha, inaugurada em 1931, o frei Xavier Marin cita o estilo arquitetônico como uma simbologia de elevação aos céus. 

— É um oásis a todos que se aproximam — define o religioso, atualmente sediado em Santa Maria. 

"Número que poucas igrejas têm"

O título de santuário foi conferido pela Arquidiocese de Porto Alegre após avaliação do arcebispo Dom Jaime Spengler. Segundo o pároco da igreja, frei Raphael Rodrigues, 40 anos, três pontos foram levados em consideração para que o templo ganhasse essa alcunha: o fato de realizar um grande número de missas e confissões, chegando a 30 cerimônias por semana; ser um espaço de fé que extrapola seu próprio território; e, por fim, ter como padroeira um santo de ampla devoção. 

— É um título a um templo sagrado que já funcionava como santuário. A igreja não fecha ao meio-dia, recebe pessoas de todos os lugares. Tem um dado interessante: no passado, na década de 1980, chagavam a ser realizados cerca de 500 casamentos por ano aqui. É um número que poucas igrejas têm. Agora, com o título de santuário, a igreja terá uma visibilidade maior.  

Além de santuários arquidiocesanos, aprovados pelos bispos, há santuários nacionais cuja titulação é conferida pelo Vaticano. De acordo com a assessoria de imprensa da Arquidiocese de Porto Alegre, outras sete igrejas da Capital são consideradas santuários arquidiocesanos: o Santuário Nossa Senhora do Rosário, o Santuário Arquidiocesano Mãe de Deus, o Santuário Santa Rita de Cássia, o Santuário Nossa Senhora do Trabalho, o Santuário Rosário de Fátima, o Santuário Santo Antônio do Pão dos Pobres e o Santuário Nossa Senhora dos Navegantes. 

Últimas Notícias