Notícias



Coluna da Maga

Magali Moraes e o dia a dia Rosa

Colunista escreve às segundas e sextas-feiras no Diário Gaúcho

20/10/2023 - 09h00min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Fernando Gomes / Agencia RBS
Magali Moraes

O que papel higiênico tem a ver com prevenção do câncer de mama? O dia a dia, ou pelo menos deveria ter. Estamos no Outubro Rosa. Comprei uma marca de papel higiênico que aproveitou o espaço na sua embalagem pra mostrar como se faz o autoexame. São fotos grandes e coloridas, não tem como não ver. Junto a elas, pra reforçar o recado, um texto incentiva a praticar o autocuidado fazendo mamografia regularmente e orienta a apalpar as mamas em busca de caroços ou deformações.

A melhor frase destacaram lá no alto: "Com prevenção há 95% de chances de cura". É muita esperança e positividade, você não acha? 95% é quase 100%. Então por que a maioria das mulheres (me incluo nessa) não faz o autoexame se tornar um hábito? Deixa que eu mesma respondo: a gente acaba sempre priorizando os outros, o trabalho, a casa, e coloca a própria saúde no final da fila. Obrigada, Doble Folha Tripla, por me lembrar do que eu já sei mas nem sempre pratico: a importância do autoexame. 

Leia outras colunas da Maga 

Rotina

É no dia a dia, e não em momentos especiais, que a gente cria hábitos saudáveis. Não pode faltar papel higiênico em casa, não pode faltar autocuidado na rotina de uma mulher. Se a gente não esquece do batom, dos creminhos, do perfume, do xampu e do condicionador, não tem desculpa pra esquecer de apalpar as mamas. Quem sabe no chuveiro? Que a hora do banho seja o lembrete dos 95% de chances de cura. Ao perceber algo diferente na mama, procure um médico o quanto antes. 

Como publicitária e principalmente como mulher, acho muito legal ver uma marca que entra na intimidade do nosso banheiro pra fazer esse alerta. Na embalagem também diz que, durante todo o ano, parte da venda de Doble Folha Tripla é revertida pro Imama. Além do site pra se informar (www.imama.org.br) e do e-mail (falecomimama@imama.org.br). Outubro Rosa é a força-tarefa de um mês. A prevenção precisa de continuidade. Deve acontecer todos os dias, meses e anos. Bora lá, gurias?  



MAIS SOBRE

Últimas Notícias