Desde setembro
Por falta de professores, alunos de escola estadual em Alvorada ficam sem aulas de três disciplinas
Estudantes de três turmas do 1º ano do Ensino Médio não estão recebendo lições de Matemática, Geografia e Filosofia
Por falta de professores, alunos da Escola Estadual de Educação Júlio César Ribeiro de Souza, no bairro Bela Vista, em Alvorada, na Região Metropolitana, estão sem aulas de matemática, geografia e filosofia. O problema ocorre desde o mês de setembro e afeta cerca de 90 estudantes das três turmas do 1º ano do Ensino Médio.
Uma das alunas atingidas por essa situação é a filha da técnica em segurança do trabalho Sílvia Albino, de 46 anos. Sílvia expressa sua frustração, argumentando que é inaceitável chegar ao final do ano letivo sem professores para lecionar essas disciplinas. Ela acrescenta que a falta de aulas e atividades está fazendo com que sua filha de 15 anos retorne mais cedo para casa, no horário em que essas matérias deveriam ser ensinadas.
— Minha filha está saindo mais cedo praticamente todos os dias. As aulas iniciam às 07h30min e deveriam terminar às 12h15min. Mas, em vários dias, ela chegou em casa antes do meio-dia. Quarta-feira já é novembro, e aí? Mesmo que recuperem as aulas no sábado, isso será apenas uma corrida para recuperar a carga horária, dificilmente terão tempo hábil para explicar (a matéria) — desabafa.
A vice-diretora do turno da tarde da instituição, Tania Pires, informou que um professor de filosofia foi apresentado nessa segunda-feira (30) na coordenadoria de educação e já iniciou as atividades. Uma reunião avaliará a situação do professor de matemática.
—Vamos ver se iremos remanejar o quadro ou se iremos aguardar a coordenadoria enviar outro profissional. Durante o período em que seriam as aulas, foi organizada uma atividade de reforço — explica.
A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc). A pasta informa que, no caso das aulas de Geografia e Filosofia, uma nova contratação já foi realizada, e o professor estará em sala de aula ainda nesta semana. Para Matemática, haverá aumento de carga horária de um profissional que atende a região, o que permitirá o preenchimento dos períodos em aberto. Entretanto, ainda não há prazo para a normalização das aulas da disciplina.
Nota Seduc:
Sobre o quadro de recursos humanos da Escola Júlio César, de Alvorada, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informa que o monitoramento é realizado de forma constante pela 28ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
No caso específico dos componentes curriculares de Geografia e Filosofia, uma nova contratação já foi realizada e o professor estará em sala de aula ainda nesta semana.
Para Matemática, haverá aumento de carga horária de um profissional que atende a região para o preenchimento dos períodos em aberto.