Piquetchê do DG
Tradicionalistas organizam eventos e ações do Outubro Rosa
O Outubro Rosa será marcado por diversas atividades de prevenção ao câncer de mama na Região Metropolitana. Confira e participe!
Montadas a cavalo, mulheres de rosa irão percorrer as ruas de Novo Hamburgo no dia 29 de outubro. É a 3ª Cavalgada Feminina, uma ação de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A cavalgada é aberta para a comunidade participar.
O evento tem o apoio da 30ª Região Tradicionalista e adesão de entidades como DTG Camboatá, CTG Terra Nativa, CTG Essência da Tradição, CTG Estância da Liberdade, CTG Velha Querência, Sociedade Gaúcha de Lomba Grande e DTG OAB.
LEIA MAIS
Projeto "Os Quatro Campeiros" incentiva a união entre artistas gaúchos
Podcast para personalidades da música gaúcha contarem suas histórias
"Isso nunca me afetou", diz gaiteiro que nasceu com malformação nas mãos
– Nós, mulheres, nos reuniremos em um café no início da manhã, no CTG Essência da Tradição, e vamos fazer o trajeto a cavalo até o CTG Velha Querência, onde iremos almoçar. Convidamos uma enfermeira para palestrar sobre autocuidado – explica Camila Azeredo da Silva, capataz campeira do CTG Essência da Tradição e da cavalgada.
Segundo ela, as edições passadas reuniram cerca de 70 mulheres, com presença de participantes de outras cidades, como São Leopoldo e Porto Alegre. O café começará às 8h e a saída da cavalgada será às 9h, da Rua Nicolae Vasilescu, 384, no bairro Canudos. O almoço será servido a R$ 25. Para obter mais informações, entre em contato com as organizadoras Camila, pelo telefone (51) 99234-2936, ou Luciana, pelo (51) 99859-6832.
Aldeia dos Anjos por Elas
A Gestão de Prendas e Peões do CTG Aldeia dos Anjos, de Gravataí, realiza, durante o mês de outubro, o projeto Nós por Elas, uma ação social que tem o objetivo de arrecadar materiais de higiene básicos, principalmente absorventes. A arrecadação será destinada para meninas da comunidade do bairro Nova Conquista.
É chamada de “pobreza menstrual” a falta de acesso a produtos de higiene que muitas meninas e mulheres, em situação de vulnerabilidade, sofrem durante o período menstrual.
– Todo ano, fazemos ações sociais em prol da comunidade onde estamos inseridas. Sabemos que essas meninas, muitas vezes, deixam de frequentar as aulas por não ter esses itens básicos para sua higiene, como o absorvente. Conversamos com a diretora da escola da região, e existe essa carência – explica Tatiana Garcia, diretora cultural do CTG.
No ano passado, o CTG confeccionou e distribuiu os Corações de Amor, que consistem em almofadas de tecido utilizadas para dar conforto a mulheres em recuperação pós-cirúrgica de câncer de mama.
Doações podem ser entregues diretamente no CTG durante os ensaios e eventos (Rua Adolfo Inácio de Barcelos, 1.553). Os produtos serão levados para escola no final do mês. Para saber mais, acesse o Instagram ou entre em contato com Tatiana pelo WhatsApp (51) 98589-4548.
Chá das Marias
Em alusão ao mês Rosa, o Grupo Marias realizará um chá no dia 29 de outubro, às 15h, na sede do CTG Guardiões do Rio Grande, no bairro Coronel Aparício Borges, em Porto Alegre. O evento beneficente tem como objetivo oportunizar a geração de renda para mulheres em vulnerabilidade social, auxílio psicológico, jurídico, entre outros.
Em breve, mais informações sobre valores do ingresso do evento devem ser divulgadas nas redes sociais do CTG.
Chá das Gurias
Em São Leopoldo, o Grupo Tradicionalista Tirador Campeiro está organizando o Chá das Gurias, no dia 29 de outubro, às 16h. Será um encontro para o debate sobre o câncer de mama, prevenção e diagnóstico. Para o bate-papo, estarão no evento as mulheres da Força Rosa.
Mais informações e reservas pelos números de WhatsApp (51) 99312-4803, com Mara, e (51) 99447-1737, com Veroca. O valor do ingresso é R$ 25. O evento será no galpão 21 do Parque do Trabalhador, no bairro Vicentina, em São Leopoldo.